São Bernardo recebe as Serenatas Sem Fronteiras

A Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil está realizando uma temporada de circulação com o projeto “Serenatas Sem Fronteiras”, contemplado no edital Proac Editais 10/2021.

Neste domingo (03/07), às 15h, a organização visitará a Favela do Sapo, em São Bernardo.

Unindo música e palhaçaria, o projeto promove um cortejo-espetáculo que realizará serenatas nas janelas de pessoas que vivem em periferias, territórios que foram duramente afetados pela pandemia.

Um trajeto previamente combinado com a liderança local, para atrair ao máximo o público, encantando crianças de todas as idades. Será possível acompanhar o cortejo assistindo da janela e transitando junto com a trupe de palhaçaria. Uma ação com foco em compartilhar alegrias e afetos com tantas famílias que tiveram suas vidas muito impactadas pela pandemia da COVID-19.

O projeto tem por objetivo a regeneração afetiva, gerando um espaço de conexão e empatia através da música, uma linguagem universal que conecta as pessoas por vias afetivas, sensoriais e emotivas; e dos jogos de palhaçaria, que inspiram o riso e convocam as pessoas para uma experiência de encontro. Vivências sutis que possibilitam conexões que ultrapassam as palavras, contagiando o público dessa vez, com carinho e alegria, através de brincadeiras e de sonoridades que acolham encontros.

“Fizemos visitas técnicas aos locais das ações para ouvir histórias, decidir o trajeto e também descobrir quais músicas as pessoas daqueles lugares gostam. Durante as conversas, falar sobre música sempre abria espaço para mais afetos e histórias. Impressionante o tanto que a música comunica, mesmo em contextos e de maneiras totalmente diferentes. Essa oportunidade de nos conectarmos através de melodias e canções está sendo muito mágica. Em cada lugar que passamos, uma revelação diferente!”- comenta Tetê Purezempla, coordenadora geral do projeto.

No repertório, estão músicas dos Palhaços Sem Fronteiras de diversos países. Canções que já fizeram surgir milhares de sorrisos que serão apresentadas em suas versões brasileiras.

“Sabe aquela música que faz lembrar de um momento incrível ou uma pessoa querida? Uma música que traz o sentimento de segurança e relaxamento, como uma canção de ninar? Ou que faça balançar o esqueleto na hora de faxinar a casa, gerando energia? São esses tipos de emoções e sensações que queremos alcançar em cada janela”, comenta Aline Moreno, Diretora Executiva da organização.

Além dos cortejos-espetáculos, o elenco de palhaços musicais gravará em estúdio algumas das músicas apresentadas e realizará um clipe musical. Todo esse material será disponibilizado nas redes da Organização Palhaços Sem Fronteiras e em plataformas de streaming. O projeto também prevê o lançamento de um e-book com as histórias e letras das músicas escolhidas.