Cinco mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade; agora, as pacientes saem da UBS com dia e horário do exame marcados
Mauá tem desenvolvido iniciativas visando o avanço e a rapidez dos cuidados em saúde. Graças às ações colocadas em prática pela atual gestão, a fila para exames de mamografia foi zerada em menos de sete meses.
Agora, após as pacientes passarem por atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde), elas já deixam o local com a guia com dia e horário da mamografia marcados.
No fim do ano passado, cerca de 5 mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade. O primeiro passo para reduzir a fila e atender às novas solicitações foi a compra de 5 mil mamografias, que passaram a ser realizadas, pela primeira vez na história de Mauá, no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.
A aposentada Maria Lina de Lima, de 62 anos, adorou a novidade. “Facilitou muito. Você sai com a mamografia agendada”, elogiou ela, que retirou o encaminhamento na unidade Zaíra 3.
Desde o início do trabalho da administração municipal para zerar a fila da mamografia foram realizados 5.258 exames em mulheres mauaenses. Desse total, quase 90% (87,88%), ou seja, 4.621 deles, foram feitos na cidade. Além do Hospital Nardini, uma clínica na região central de Mauá foi contratada. O restante foi destinado a serviços de referência estaduais em outros municípios, que deixaram de ser a única opção – de janeiro a junho deste ano foram realizados 637 exames.
A Prefeitura alerta para que as pessoas evitem faltar ao exame. Caso não possam comparecer no dia estipulado, dirijam-se até a UBS para marcar nova data.
A mamografia é utilizada para identificar lesões e nódulos e diagnosticar precocemente o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres brasileiras.