Igreja Matriz de São Bernardo apresenta curta-metragem

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja da Matriz) em São Bernardo – Praça da Matriz s/nº – Centro – recebe neste domingo (24), às 20h, a projeção única do curta-metragem e ato musical Espírito do Lugar. O filme dirigido por Gabriel Mendes da Costa é formado por pequenos fragmentos de vídeos curtos, registrados em partes rurais de Minas Gerais e São Paulo e montados com base em sua trilha sonora. A peça musical é uma composição ambiente construída por Victor Antônio de Oliveira em torno de sintetizador, texturas e percussão eletrônica.

A similaridade entre os trechos surgiu após um período de distanciamento em relação ao material: a ritualização viva dos espaços físicos e a beleza oculta dos ambientes. Neste conjunto de signos residem partes, fragmentos do espírito deste sertão e do laço estabelecido com o local.

Originalmente intitulada Baktria, a peça musical foi composta com as origens da palavra sertão em mente: seja como o desertão das pastagens da África Equatorial, de regiões centrais da Ásia, muceltão, certão, Sertã, Sertago, possuem uma única conotação: a interioridade de um corpo, neste caso, de terra.

O título Espírito do Lugar se apropria do conceito Genius Loci e apresenta imagens que simbolizam aspectos naturais, de hábitos e da interação humana com o espaço: a zona rural das cidades velhas do interior do país.

Nesse sentido, as imagens e sons se tocam criando uma interação nova na interpretação dos espaços físicos, operando como memórias, desejos, sonhos e visões.