Sinais de que você está trabalhando demais

A maioria de nós enfrenta a mesma realidade: precisamos colocar comida na mesa. Nem todos, na verdade a maior parte das pessoas, é capaz de trabalhar com o que ama num ritmo saudável. Isso significa que uma hora ou outra vamos acabar exagerando na dose. Seja fazendo hora extra ou simplesmente se envolvendo demais com o trabalho, chega uma hora que esse relacionamento entre você e seu ganha pão pode se tornar tóxico.

Não tem certeza se já está nesse estágio? Então confira alguns sinais a seguir:

1. Você tem dificuldade para desligar a mente do trabalho

2. Você sente que está sempre atrasado

3. Sua saúde está declinando (irritações da pele, dores de cabeça, etc)

4. Você literalmente conta as horas. Não porque não vê a hora de terminar, mas por sentir que não tem tempo o suficiente.

5. Você se sente distante dos seus amigos ou familiares

6. Você perdeu a paixão no que faz

Esses são apenas alguns sinais. O problema em trabalhar demais é que além de você acabar sofrendo no processo, aqueles ao seu redor também sofrem. Por isso, reconheça os sinais. Peça ajuda. Seja honesto com seus superiores em relação à sua carga horária. Imagine qual seria seu balanço ideal entre vida pessoal e trabalho e crie um plano com esse objetivo final.

Não importa o quanto você seja bom no seu trabalho, existem outras coisas pelas quais você também deveria ser lembrado no dia que não estiver mais aqui.