Secretaria de Transportes de Diadema participa de fórum sobre segurança no trânsito

Rede Ruas Completas SP realizou debate em São José dos Campos sobre melhora da qualidade do transporte no Estado

A equipe da Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema participou do primeiro encontro presencial da Rede Ruas Completas SP, realizado na semana passada em São José dos Campos. Com o tema Aproximando Cidades e Impulsionando Ações para Segurança Viária no Estado de São Paulo, o evento reuniu técnicos de 15 cidades paulistas para a realização de debates sobre a melhoria da relação entre automóveis, pedestres e ciclistas.

O seminário inclui pacote criado em 2021 pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

Em Diadema, o Plano Municipal de Mobilidade, aprovado no fim do ano passado, estabeleceu novas diretrizes para a mobilidade urbana no município. Um dos principais objetivos da proposta é reduzir o volume de transporte individual, valorizar o transporte coletivo e fomentar a utilização de modais “limpos”, como bicicletas.

Duas ciclofaixas já foram instaladas, uma na Avenida Ulysses Guimarães e outra na Avenida Paranapanema, e há planejamento para construção de ciclovia na Avenida Casa Grande. Junto a isso existe estímulo para instalação de corredores exclusivos de ônibus.

Durante a agenda em São José dos Campos, a equipe da Secretaria de Mobilidade e Transporte de Diadema participou de debates e exercícios sobre infraestrutura viária e políticas públicas. Também visitou ruas que receberam intervenções para se tornarem mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para a bicicleta.

“Diadema tem particularidades, por ser a cidade com maior densidade populacional de São Paulo, uma das maiores do Brasil. Mas isso não impede a Prefeitura, sob gestão do prefeito José de Filippi Júnior, de pensar soluções para que nosso trânsito seja mais amigável e respeitoso com o ciclista e o pedestre. Participar de eventos como esse em São José dos Campos faz parte de a gente achar alternativas para fazer a mobilidade de Diadema mais democrática”, ponderou o secretário Osvaldo Misso.