Prefeito Orlando Morando anunciou as duas primeiras intervenções de um pacote de quase meio bilhão em infraestrutura urbana
As duas primeiras obras que marcam o início do Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental dos Bairros de São Bernardo – Prosabs: alargamento da Estrada Poney Club e a construção de novo viário, na região do Grande Alvarenga foram anunciadas na última quarta-feira. Os editais serão publicados nos próximos dias e integram o mais amplo projeto de investimentos em infraestrutura urbana nas regiões do Pós-Balsa, Pós-Imigrantes, e Vila São Pedro.
Primeira etapa do Prosabs, o alargamento da Poney Club consistirá na ampliação da via de duas para três faixas de rolamento (sendo uma no sentido bairro e duas no sentido centro), além de uma ciclovia – trecho de 980 metros de extensão. Uma segunda obra será a construção de binário na Rua Santa Martins, de mais 1,3 quilômetro, nas adjacências da estrada.
Na prática, as intervenções permitirão o prolongamento da Poney Club, viabilizando a ligação direta da via com a Rodovia Imigrantes. Somadas, as duas obras totalizam R$ 46,4 milhões, cujos recursos são oriundos de financiamento junto à CAF (Corporação Andina de Fomento). O prazo de execução das obras é de 18 meses. “No mês em que a cidade faz aniversário, eu tenho a enorme alegria de trazer investimentos importantes para a região do Jardim das Orquídeas, Las Palmas e Grande Alvarenga. Não vamos parar por aí, o Prosabs envolve muitas outras obras de mobilidade urbana e construção de vários equipamentos. Só com muito trabalho a gente constrói uma nova cidade”, frisou o prefeito Orlando Morando.
O secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, explicou que o acesso direto para a Imigrantes é uma demanda antiga dos motoristas que utilizam a Poney Club. “Com essas obras, o motorista que transitar por aqui e acessar a Imigrantes não precisará ir até acessos mais distantes. Atualmente, essa viagem leva em torno de 15 minutos. Com o prolongamento, esse tempo será reduzido para cinco minutos”, disse o secretário.