Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições online para o 1º Festival Fundação das Artes de Dança Estudantil, realizado pela Escola de Dança da instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEEDUC). Os interessados podem acessar e preencher o formulário http://www.fascs.com.br/Documento/Noticias/ConcursosPublicos/1045/Festival%20Estudantil%20de%20Dan%C3%A7a%202022.pdf.
O Festival visa fomentar o pensamento e a prática em Dança de forma colaborativa e cooperativa; estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e criadores do Ensino Formal; situar a escola como centro de cultura, de arte e de lazer, além de incentivar o desenvolvimento de trabalhos artísticos no meio estudantil.
Poderão participar as Escolas Estaduais, Municipais e Particulares de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio localizadas em São Caetano do Sul, inscrevendo uma coreografia com até 15 alunos integrantes. As apresentações das coreografias selecionadas ocorrerão nos dias 7, 8 e 9 de novembro no Teatro Vladimir Capella (CECAPE), em São Caetano.
Além das apresentações, o Festival contará com atividades artístico-pedagógicas, voltadas aos alunos e docentes das escolas participantes.
Após cada dia de apresentação, um Artista Educador convidado pela Comissão Organizadora do Festival fará um debate propondo reflexões sobre as produções em dança desenvolvidas nas escolas e os processos criativos inerentes a essas práticas pedagógicas. Também será oferecida uma oficina gratuita para professores das escolas em data a ser definida.
São Bernardo inscreve para oficinas culturais gratuitas
Programação oferece atividades em diversas áreas, entre elas música, artes circenses e dança, para população com idade a partir de 7 anos
São Bernardo disponibiliza, neste último quadrimestre do ano, 50 oficinas culturais gratuitas para a população com idade a partir de 7 anos. As atividades, realizadas em 10 equipamentos culturais espalhados pela cidade, oferecem formação e vivência no campo cultural e artístico em diversas linguagens culturais, como dança, teatro, música, artes circenses, artes plásticas, entre outros. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela internet.
A Biblioteca Érico Veríssimo (Rua Francisco Alves, 460, Pauliceia) oferece oficinas de caligrafia artística e criação, produção e edição de HQs e mangás. Na Biblioteca Guimarães Rosa (Avenida João Firmino, 900, Assunção), é possível estudar teatro infantil e adulto. Já na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro), são disponibilizadas aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), introdução à escrita de projetos, com ênfase na auto crítica e defesa de ideias, por exemplo.
Outra possibilidade de aprendizado são os cursos de estamparia e plantio urbano, além de aulas para os idosos que têm dificuldade de lidar com a tecnologia e desejam se conectar ao mundo dos smatphones. Neste caso, os interessados devem se deslocar até a Biblioteca Machado de Assis (Avenida Araguaia, 284, Riacho Grande).
Para a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos, as oficinas culturas beneficiam de forma direta os participantes e buscam atrair cada vez mais a população para fazer parte da programação cultural da cidade. “Após participarem das atividades de formação, os munícipes podem, quem sabe, contribuir com as apresentações e atividades artísticas, bem como ampliar os conhecimentos da diversidade cultural”, diz.
A extensa programação também oferece oportunidades de formações na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, no Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo, no Centro de Memória de São Bernardo, no CREC Pauliceia, na Divisão de Ações Ligadas à Juventude (DAJUV) e no Centro de Referência do Idoso (CRI). Todas as informações estão disponíveis no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/915728/1004719/Oficinas+Culturais+-+Geral.pdf/969a18a2-37d1-7e35-7a5c-0c430feb9f24.