Centro de monitoramento do município foi fundamental para captura de dois rapazes; um foi preso e outro, que é menor de idade, apreendido
A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deteve, na tarde da última sexta-feira (16), dois rapazes por roubo de celulares na passarela que dá acesso ao Paço, no Centro. A dupla, sendo um menor de idade, foi flagrada pela guarda por meio de câmeras de monitoramento do CIM (Centro Integrado de Monitoramento). O maior de idade foi preso em flagrante e o menor, apreendido.
Os roubos foram efetuados durante a tarde da última sexta, ainda à luz do dia. As vítimas eram sete adolescentes. O grupo de amigos foi abordado pela dupla, que ofereceu droga aos jovens e, posteriormente, forçou o grupo (todos entre 15 e 16 anos) a sentar no chão, entregar os celulares e fornecer as senhas dos aparelhos. Durante o roubo, a dupla ainda efetuou uma chamada de vídeo com outra pessoa, que apareceu no vídeo armada e ameaçou os jovens. O caso foi registrado no 6º DP.
Sete smartphones foram recuperados pela GCM, além de duas mochilas. Todo o episódio foi filmado pelas câmeras. “A GCM de São Bernardo trabalha incansavelmente para inibir todos os crimes da cidade, ajudando as polícias nesse enfrentamento. É por isso que temos umas das centrais de monitoramento mais eficazes, que já impediu que diversos crimes tivessem êxito”, frisou o prefeito Orlando Morando.
Centro de Monitoramento
Referência nacional em videomonitoramento, o Centro Integrado de Monitoramento é um equipamento municipal que concentra imagens de 400 câmeras que estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade e auxilia a GCM na identificação da atuação de criminosos em tempo real. Além disso, o centro viabiliza o trabalho integrado entre a GCM, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e o Departamento de Trânsito.
Outros Crimes
No mês passado, a GCM prendeu um homem por furto de cabos elétricos no município. A ação do sujeito também foi identificada pela corporação por meio das câmeras do CIM. O flagra permitiu que a guarda chegasse ao local dos fatos minutos depois, ainda quando o homem praticava o delito. “O nosso centro de monitoramento é um instrumento fundamental para chegarmos aos criminosos com mais rapidez e impedirmos a conclusão de vários crimes”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.