Usuário terá prontuário eletrônico e outras facilidades
A Prefeitura de Mauá deu início a uma grande transformação na saúde no município. Trata-se da informatização dos equipamentos da rede pública, iniciativa que busca proporcionar um serviço com mais agilidade, qualidade e eficiência. Unidade piloto do projeto, na qual será testado o processo, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Zaíra 1 começou a atender a população no novo modelo.
A UBS Zaíra 1 é também uma Unidade de Saúde da Família com quatro equipes de ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e duas de saúde bucal. Recentemente foi revitalizada, o que será o padrão dos equipamentos a serem informatizados na cidade. A implantação será feita de forma gradual nas demais UBSs.
“Assumimos o compromisso de modernizar a Saúde em Mauá. Em 2021, focamos nossos esforços na contenção dos efeitos da pandemia que havia se agravado, mas agora estamos implantando esse novo sistema que, com certeza, dará um salto de qualidade nos atendimentos prestados pelas unidades de saúde”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
O usuário vai perceber a mudança assim que chegar ao local. Em um totem, ele irá retirar a senha para agendar consulta e a retirada de guia, entre outros atendimentos. Depois, aguardará a chamada por meio de monitor de vídeo.
No entanto, o destaque da informatização fica por conta do prontuário eletrônico. A ferramenta contendo o histórico do paciente ajuda no atendimento, no diagnóstico e no acompanhamento do caso pelo médico. Por enquanto, o serviço será exclusivo da unidade Zaíra 1.
A informatização também vai agilizar a emissão de guias e fichas de atendimento e o agendamento de consultas. Atualmente já é possível sair das UBSs com a data agendada para a realização de exames que não têm mais fila de espera.
O recurso ainda vai permitir o controle das faltas em consultas (absenteísmo). O sistema identificará a pessoa que deixou de comparecer. Também vai monitorar as vagas ofertadas, marcação de consultas e de exames solicitados pelos médicos. Além disso, os ACSs passarão a registrar em tablets as visitas nas casas dos munícipes.