Prefeituras recebem treinamento para atualização do CadÚnico

Capacitação visa obter uma coleta qualificada e padronizada das informações das famílias beneficiadas pelo CadÚnico

Os servidores da área social de cinco municípios do Grande do ABC receberam treinamento para atualização do CadÚnico. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para reforçar a oferta de apoio técnico e capacitação de técnicos municipais quanto à importância da atualização dos dados do CadÚnico.

O treinamento é destinado a entrevistadores e operadores do município que operacionalizam o Sistema do Cadastro Único. Na capacitação, os funcionários são treinados para que o cadastro tenha uma coleta qualificada e padronizada das informações das famílias beneficiadas do Cadastro Único. Em agosto, receberam treinamento os servidores dos municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande Da Serra, São Caetano Do Sul e Diadema.

Somente em 2022, sete cidades da região do ABC receberam R$ 870,4 mil para fomentar o mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade. O valor faz parte de um total de R$ 27,5 milhões que estão sendo repassados aos 645 municípios paulistas com o objetivo de ampliar os esforços junto às prefeituras no cadastramento e atualização de dados de cidadãos por meio do Cadastro Único (CadÚnico).

O repasse, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social, acontece em duas etapas, sendo uma em junho e a outra em novembro. Na segunda fase, serão contemplados os municípios que atingirem melhor desempenho na taxa de atualização do cadastro.

Com a identificação das pessoas em situação de vulnerabilidade, os governos podem oferecer seus programas sociais a mais famílias que realmente precisam. Atualmente, no Estado de São Paulo, são 1,2 milhão de pessoas que recebem os benefícios da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo Programa Bolsa do Povo.