Exibição de documentário debate enfrentamento do machismo em Diadema

Cine debate apresenta ‘Mulheres da pá virada: histórias e trajetórias na capoeira’, em atividade realizada pelo Círculo de Cultura e Estudos Identitários da Secretaria da Educação

O Círculo de Cultura e Estudos Identitários da Secretaria da Educação de Diadema promove nesta sexta-feira (14), às 19h, no Centro de Formação Carlos Kopcak, cine debate com apresentação do documentário ‘Mulheres da pá virada: histórias e trajetórias na capoeira’. O filme foi produzido pelo Grupo Marias Felipas e narra as vivências e traz depoimentos de mulheres no esporte.

Coordenadora do Projeto Círculo de Cultura e Estudos Identitários, Andressa Cristina Coutinho Barboza explica que após a exibição do filme será realizada uma roda de conversa sobre as formas que violência de gênero assume em nossas relações cotidianas. “O objetivo é propor reflexões que permitam o enfrentamento do machismo (desqualificação da mulher perante ao homem), do sexismo (discriminação social baseada no sexo) e da misoginia (ódio à mulher) em nossa sociedade”, declarou.

O Marias Felipas é um grupo de estudos e intervenção feminista na capoeira e é formado por mulheres capoeiristas, pesquisadoras, educadoras, feministas e ativistas espalhadas pelo mundo, que organiza encontros, estudos e atividades com foco nas questões de gênero, educação e capoeira. O evento vai contar com a presença da capoeirista convidada Celeste Pastro Botoni. O Centro de Formação Carlos Kopcak fica na Rua Manoel da Nóbrega, 155, no Centro de Diadema. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.