Diadema abre cinco UBS para novo Dia D no próximo sábado

Aplicação de doses, incluindo contra covid-19, e avaliação da caderneta de vacinação são os principais objetivos da iniciativa

No próximo sábado (22), a Prefeitura de Diadema realiza mais um Dia D de Multivacinação, Poliomielite e Covid-19 em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma em cada região da cidade. Para isso, as Unidades ABC, Inamar, Real, Reid e São José estarão abertas, das 8h30 às 16h, com o objetivo de receber crianças, jovens e adultos para atualização da caderneta vacinal, aplicação de doses no período correto ou em atraso, além de orientação sobre a importância da prevenção de doenças pelas vacinas.

“A cada mês, estamos organizamos um Dia D ou ação específica para que pessoas que não conseguem ir a uma Unidade Básica de Saúde durante a semana possam regularizar sua situação vacinal e se proteger contra doenças que são preveníveis. A Prefeitura faz sua parte e a população também precisa estar sensibilizada para se vacinar. Faço um apelo como mãe e profissional da saúde, que se preocupa, para que os munícipes procurem as nossas UBSs para deixar a proteção em dia”, declarou a secretária municipal de Saúde, Dra. Rejane Calixto.

A Campanha Nacional de Multivacinação foi prorrogada por duas vezes devido à baixa procura pela população. O prazo para encerramento é 31 de outubro.

Vacinas disponíveis

Durante o Dia D, as equipes de saúde farão a avaliação da carteirinha e, caso haja alguma dose em atraso, ela será regularizada. Entre as vacinas disponíveis estão: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Basta levar documento de identidade e caderneta de vacinação.
Além dos imunizantes previstos para a Campanha da Multivacinação, as crianças de um a quatro anos poderão receber as gotinhas de reforço anual contra poliomielite. Para isso, a criança precisa ser levada por um responsável, apresentando caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.

Outra vacina liberada para o público infantil, a partir de três anos de idade, é a vacina contra covid-19. O imunizante também é aplicado em crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas com mais de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose). Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Todos os imunossuprimidos devem apresentar a documentação que comprove a condição de saúde.

A vacina contra covid-19 também continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta. Confira endereços e horários em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Serviço:
22 de outubro de 2022, sábado, das 8h30 às 16h
Dia D de vacinação contra poliomielite, covid-19 e multivacinação

UBSs participantes:
UBS ABC (Região Norte). Avenida das Ameixeiras, 679.
UBS Inamar (Região Sul). Rua José Vicente, 122.
UBS Real (Região Central). Rua Odete Amaral de Oliveira, 129.
UBS Reid (Região Oeste). Rua Serra do Maracujá, 49.
UBS São José (Região Leste). Rua Barão de Iguape, 98