Profissionais de todo o Brasil vão discutir educação integral em Diadema

Seminário nacional vai reunir 400 pessoas presencialmente para atividades presenciais e mais de 10 mil a distância

Nos dias 25 e 26 de novembro, acontecerá o Seminário Nacional de Educação Integral em Diadema, que reunirá profissionais de todo país para debater os desafios e propor caminhos para a agenda do direito à educação no Brasil. A expectativa é que 400 pessoas participem presencialmente do seminário e mais de 10 mil pessoas acompanhem a distância. A abertura será no Teatro Clara Nunes, das 8h às 11h30, do dia 25 de novembro. A continuidade dos trabalhos acontecerá no Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema.

“Por uma agenda de direitos e políticas intersetoriais na reconstrução da Democracia” é a temática do seminário deste ano. O evento é um momento de troca de experiências exitosas no trabalho de ampliação das oportunidades educativas para os estudantes. Na mesa de abertura, estarão presentes o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, Jaqueline Moll, do Centro de Referências da Educação Integral e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (Redhumani), Raiane Assunção, reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Penildon Silva Filho, vice-reitor Universidade Federal da Bahia (UFBA), representantes da Câmara de Diadema e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.

Natacha Costa, diretora da Cidade Escola Aprendiz e do Centro de Referências em Educação Integral da Secretaria de Educação de Diadema, declarou que “o seminário cumpre o papel de fortalecer a construção de análises e propostas de forma coletiva e participava, processo fundamental para que os desafios em redes e escolas sejam efetivamente enfrentados”. A organização do encontro teve o apoio do Observatório Nacional de Educação Integral, da Redhumani, da UNIFESP e do Grupo de Estudo de Justiça Curricular.

Confira as datas, horários, locais e temas das mesas:

Dia 25 de novembro

Teatro Clara Nunes
9h30 às 11h30
Concepção e políticas de Educação integral: retrocessos e perspectivas para o país

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Regional Diadema
13h às 15h
Educação Integral na recuperação da perspectiva integrada da Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio.

15h às 17h
Educação como direito indissociável dos demais direitos sociais e a centralidade dos sujeitos: o papel da intersetorialidade na Educação Integral.

17h30 às 19h
Conferência – Miguel Arroyo – UFMG a distância.

Dia 26 de novembro

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Regional Diadema
8h30 às 10h30
Educação integral e a questão do direito ao conhecimento: planejamento, gestão democrática, currículo e avaliação.

10h30 às 12h30
O papel das instituições públicas de ensino superior na efetivação do direito a uma Educação Integral.

13h30 às 15h30
Ensino Médio e a tensão com a perspectiva de formação para o mercado de trabalho: a retomada do sentido da formação dos jovens como um direito à Educação Básica.

15h30 às 17h30
Roda Final – Manifesto do seminário.

O evento será gratuito e oferece certificado. As inscrições podem ser realizadas no link: https://bit.ly/3VUtFMf

Endereços dos locais do seminário:
Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema – SP.

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Regional Diadema – Avenida Encarnação, 290 – Piraporinha, Diadema – SP