Diadema promove Seminário sobre Plano Municipal da Infância e Adolescência

Evento será realizado no dia 23 de novembro, das 14h às 15h30, no auditório do Quarteirão da Saúde; participação é aberta para toda a população

A Prefeitura de Diadema realiza nesta quarta-feira (23), das 14h às 15h30, Seminário sobre o Plano Municipal para Infância e Adolescência. O evento, que será realizado no auditório do Quarteirão da Saúde, faz parte do processo legal para atualização e aprovação do plano e também tem como objetivo apresentar o trabalho que vem sendo realizado pelo comitê que acompanha as ações do Programa Prefeito Amigo da Criança. A iniciativa da Fundação Abrinq visa reconhecer os gestores que garantem, por meio de políticas públicas, que a infância tenha todos os seus direitos garantidos, considerando as áreas de educação de qualidade, proteção em situação de risco e promoção de vidas saudáveis.

A coordenadora do programa Prefeito Amigo da Criança, Vanessa França, relatou que durante a atuação do comitê foram identificadas 88 ações em curso na cidade em prol da infância, das quais 12 são articuladas de maneira intersecretarial. “Vamos divulgar essa coleta de dados no seminário, mostrar o panorama do que vem sendo executado, e a partir de 2023 realizar audiências e consultas públicas para que toda a sociedade possa conhecer e validar o Plano, que é um instrumento que norteia a implementação e execução de políticas públicas”, pontuou. Em setembro, a Fundação Abrinq enviou para a cidade kits de livros para qualificar o trabalho de revisão do plano.

Vanessa avaliou que o trabalho do comitê, que vem sendo desenvolvido ao longo de 2022, foi muito positivo e produtivo. “O PPA Participativo (Plano Plurianual Participativo) é o gancho fundante de uma cidade construída para a continuidade. Os eixos que estão elencados no Plano, quais sejam, Cidade Educadora Justa e Conectada, Cidade Sustentável e mais Humana, Cidade com Cultura de Paz e Inclusão Social, Cidade para as Pessoas, Democrática e Sustentável e Cidade de Oportunidades são também nortes para as políticas para a infância”, afirmou.

“Pudemos identificar diversas ações de promoção, qualificação e garantia de direitos. Mapeamos as iniciativas e conseguimos que os atores conversassem. Cada representante das 13 secretarias do Comitê é um articulador de políticas públicas para a infância”, apontou a coordenadora. Vanessa citou que o programa Lentes do Saber, que está avaliando a saúde ocular dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental da rede municipal e vai fornecer óculos para quem precisa como uma das ações que nasceram das articulações do Comitê. O auditório do Quarteirão da Saúde fica na Avenida Antonio Piranga, 700, Centro de Diadema.