São Bernardo implanta iluminação de LED em 30 quilômetros do Baeta Neves

Iniciativa integra ação do programa Mais Luz e envolve substituição de luminárias em 104 vias da região

Com o objetivo de ampliar a modernização do parque de iluminação pública na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, começou no sábado (26) processo de implantação de tecnologia de LED na região do Baeta Neves, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio pelo novo sistema. A medida irá envolver 30 quilômetros de extensão do bairro, que contemplará ainda a Vila Vianas, Vila Primavera, Vila Scopel e Vila Tupi.

A ação integra o programa Mais Luz, criado em 2020 durante a gestão Orlando Morando, com previsão de atingir o patamar de 100% do sistema concluído até o fim de 2024. O investimento da Administração municipal será da ordem de R$ 1,96 milhão na melhoria do sistema nesta primeira etapa do Baeta Neves. A ação abrange 104 vias da região, o que inclui 984 pontos de LED. A estimativa da Prefeitura é finalizar todo o procedimento dentro do prazo de 10 dias.

“Quando iniciamos o governo a cidade não tinha nenhum ponto em LED. Era um desperdício de dinheiro público. O programa alia eficiência energética e economia na conta de iluminação. Agora, já estamos chegando à metade de São Bernardo com nova tecnologia. Essa fase no Baeta engloba da Avenida Pereira Barreto até a parte alta do bairro, nas proximidades do cemitério, fechando na Rua dos Vianas, gerando economia, maior claridade, deixando o município mais seguro e bonito”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

Nesta etapa, o programa irá contemplar, entre as vias da lista, as avenidas Getúlio Vargas e Marginal Córrego Taioca, e as ruas Bauru, Campinas, dos Americanos, Doutor Amancio de Carvalho, Fiorentino Felipe, Itapeva, Jacob Piatto, Liberdade, Maria de Fátima e Thales dos Santos Freire. O anúncio do chefe do Executivo no local ocorreu ao lado do secretário municipal de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber, responsável pela pasta que executa as ações do Mais Luz.

Balanço

O Mais Luz entra como o maior programa de modernização do sistema de iluminação pública, parque esse composto por 52 mil pontos de luz. A Prefeitura de São Bernardo interveio até o momento em 632,3 quilômetros de vias da cidade. O município registra a implantação da tecnologia em 24.887 luminárias no período.