Histórico da cidade de Mauá na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

8 de Dezembro

Prestes a receber mais uma edição da Copinha no início de 2023, o histórico da participação da cidade de Mauá como sede da mais tradicional competição de base do futebol brasileiro teve início em 1985, pouco tempo depois da inauguração da principal praça esportiva do município, no caso o estádio municipal ‘Pedro Benedetti’. O estádio foi inaugurado em 08 de dezembro de 1984 com a partida entre os titulares do São Paulo FC e o Grêmio Mauaense, com vitória de 2×1 para os tricolores.

Logo em sua primeira vez como sede da Copinha, a cidade e seu estádio foram palco de grandes jogos e com grandes clubes como São Paulo, Botafogo de Ribeirão Preto, Fluminense, Palmeiras e Flamengo do Rio de Janeiro. Dentre as curiosidades da presença da cidade como sede, destaca-se o jogo em que o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2×0 com a presença de dois jogadores do pantera em campo (Raí e Marco Antônio Boiadeiro), que tempos depois seriam grandes nomes do futebol brasileiro, principalmente Raí, supercampeão no São Paulo e seleção brasileira. No jogo entre São Paulo e Flamengo, pelo rubro-negro carioca atuaram os futuros tetra-campeões pela seleção brasileira de 1994, Aldair e Zinho.

Em 1986, Mauá foi sede do grupo C e recebeu a presença do São Paulo FC, Ferroviária de Araraquara, Guarani de Campinas e Atlético-MG. Tanto em 1985 como em 1986, a cidade não foi representada na competição pelo time local (até então, apenas o Grêmio Mauaense representava a cidade no futebol profissional). Após um hiato de 36 anos, Mauá voltou a receber a competição em 2020 e com a presença de um time local. Na oportunidade, a cidade recebeu o Avaí, Nova Andradina (MS), Atlético Cearense e o Mauá Futebol. Na edição passada, a cidade recebeu o Atlético Goianiense e o Volta Redonda do Rio de Janeiro, além de Mauá e Grêmio Mauaense. Em 2023, a partir do dia 4 de janeiro, a cidade novamente se prepara para receber os jogos do grupo 28 com a presença de Vila Nova de Goiás, Nova Iguaçu do Rio de Janeiro além de Grêmio Mauaense e Mauá Futebol.