Artista mauaense recebe certificado e medalha de reconhecimento internacional

O artista gráfico Lóis Gonçalves recebeu no domingo (18), o Certificado e a Medalha Internacional oferecida pela FIBAC – Festival Iberoamericano de Arte, Cultura pela Paz, no 2º Festival Marta Fox, realizado em São Paulo no bairro do Pacaembu.

A honraria faz parte das homenagens de cunho artístico e cultural para artistas com trabalhos de destaque no ano. Lóis é o primeiro brasileiro a ser reconhecido pelo Guinness Book – O Livro dos Recordes, por ter feito uma Caravela Portuguesa do século XV com apenas 3 cm de proa a popa, detalhada com porta, janela, canhões, âncora e outros detalhes.

O artista está a esquerda na foto, junto ao amigo nigeriano que também é artista plástico e correspondente internacional Adeyinka Olaiya aqui no Brasil.

Hoje o artista atua como ativista da preservação da cultura afro brasileira, desenvolvendo quadros dos personagens negros influentes na história brasileira desde Zumbi dos Palmares, além de paisagens que remontam todo o colorido da cultura africana.

No ano de 2023, Lóis Gonçalves representará o país, pois foi escolhido pela FIBAC, juntamente com outros 50 artistas, que desenvolverão uma obra de 1×1 metro, que figurará no México com artistas de todo o mundo, para montar o maior mural temático pela paz, que poderá ser incluído no Livro dos Recordes, para que o artista mauaense, possa estar pela segunda vez inserido entre os recordistas mundiais.