Em reunião realizada na sede da Federação Paulista de Futebol, quarta-feira (07) e com a presença de 36 clubes, o Conselho Técnico da competição definiu sobre regulamento, fórmula de disputa e início dos jogos; quarto patamar do futebol profissional do Estado de São Paulo, a Segunda Divisão Sub 23 garante o acesso de dois clubes (o campeão e vice) para a Série A3 da próxima temporada. O encontro também decidiu pela criação de uma nova divisão no profissionalismo paulista, que a partir de 2024 contará com cinco divisões.
A fórmula de disputa permanece praticamente a mesma do campeonato passado. Com a participação confirmada de 36 times, as três primeiras fases serão realizadas através de disputas com os clubes divididos em grupos, sendo que na primeira, os mesmos obedecem a um critério de regionalização. São seis grupos na primeira fase, classificando-se à segunda fase os quatro melhores. Na segunda fase, os 24 clubes serão divididos em seis grupos de quatro equipes. Passam à fase seguinte (terceira) os dois melhores de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados. Aqui, os 16 times remanescentes serão divididos em quatro grupos, onde os dois primeiros de cada grupo avançam. A partir desta fase, tem início o mata-mata até a definição dos finalistas que disputarão o título já com o acesso assegurado.
Com início previsto para 23 de abril e conclusão em 30 de setembro, o Campeonato Paulista Sub23 da Segunda Divisão deste ano garantirá o acesso de dois clubes ao Paulistão A3 de 2024, enquanto que as outras 14 melhores equipes da competição se juntam aos dois rebaixados da Série A3 deste ano para formar a Segunda Divisão do ano que vem. Quanto aos clubes que ficaram abaixo dos 16 classificados (os 14 melhores classificados da Segunda Divisão e os rebaixados da Série A3), formarão na próxima temporada uma nova divisão no futebol profissional paulista. No ano passado, o Grêmio Prudente conquistou o título de forma invicta após vencer a decisão contra a Itapirense.
Os grupos regionalizados do Campeonato Paulista Sub23 Segunda Divisão:
Grupo 1: Santacruzense, Penapolense, Fernandópolis, Tanabi, Tupã e Vocem
Grupo 2: América, Francana, Inter de Bebedouro, Batatais, Taquaritinga e Catanduva
Grupo 3: XV de Jaú, São-Carlense, Independente, Mogi Mirim, São Carlos e União São João
Grupo 4: Amparo, Colorado Caieiras, Ska Brasil, Paulista, Rio Branco e União Barbarense
Grupo 5: Manthiqueira, Flamengo de Guarulhos, Atlético Mogi, Joseense e União Mogi
Grupo 6: Barcelona Capela, ECUS, Jabaquara, Nacional, Mauá e Grêmio Mauaense