Iniciativa conjunta das Secretarias de Educação e Saúde visa identificar em idade precoce qualquer dificuldade de visão; em 2023 atendimento vai se estender à EJA e 5º ano
“Estou muito feliz com meus óculos lilás”. A declaração da estudante Eloah Dantas dos Santos, 7 anos, resumiu o clima da entrega dos mais de 70 óculos para estudantes do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Diadema. As Secretarias de Educação e de Saúde realizaram na segunda-feira (13), no auditório do Centro de Formação Professora Lisete Arelaro, a entrega dos acessórios e concluiu a primeira fase do programa Lentes do Saber. A iniciativa, que integra o programa Prefeito Amigo da Criança, visa identificar, em idade precoce, qualquer dificuldade de visão dos estudantes. Em 2022, foram avaliadas 2.600 crianças, das quais 120 precisaram de óculos.
Fabiana de Jesus Dantas, mãe de Eloah, relatou que já estava notando que talvez a filha precisasse de óculos, já que a menina estava frequentemente com os olhos vermelhos. “Quando ia procurar um especialista, começou o programa da prefeitura e eu achei ótimo”, relatou. “Fomos muito bem atendidos, desde os testes feitos na escola, até o mutirão no Quarteirão da Saúde e a entrega dos óculos”, afirmou. Todas as crianças receberam os óculos gratuitamente.
Miguel Felix de Souza, 7 anos, escolheu uma armação azul. Quando perguntado se já estava enxergando melhor com os novos óculos, balançou a cabeça afirmativamente, com timidez. “Ele estava sempre coçando o olho, sentando bem perto da lousa. Acredito que agora ele vai se desenvolver ainda mais”, avaliou a mãe Amanda Cristina Felix. Todos os estudantes que apresentaram dificuldade de visão durante os testes realizados nas escolas, pela equipe de Educação Especial e Inclusiva, passaram por consultas oftalmológicas durante dois mutirões realizados no Quarteirão da Saúde.
O secretário de Saúde de Diadema, Zé Antônio, destacou a importância do programa, que ajuda os estudantes a se desenvolverem plenamente. “É uma alegria saber que tudo o que está sendo feito hoje é para que todos possam aprender, desde o ensino básico até o dia em que chegarem na universidade”, declarou. A secretária de Educação Ana Lucia Sanches agradeceu o trabalho conjunto entre as equipes das duas secretarias. “Que nossos estudantes tenham sempre o melhor. A melhor condição para aprender, os melhores recursos para superar obstáculos, tendo acesso a tudo que favoreça o aprendizado”, completou.
A prefeita em exercício, Patty Ferreira, lembrou que enxergar mal é fator que impacta diretamente no aprendizado e que o governo está sensível a todas as situações que possam gerar dificuldades no ensino. “Foram duas secretarias que dialogaram diretamente, como ocorre o tempo todo, um trabalho conjunto, uma união para dar as melhores oportunidades à população, porque ninguém faz nada sozinho”, concluiu.
Em 2023, no primeiro semestre, serão avaliados os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ciclo I (para jovens e adultos não alfabetizados ou em ciclo de alfabetização inicial) e do 5º ano. No segundo semestre, as turmas do 1º ano e do EJA II (equivalente ao período da 5ª à 8ª série). “Dessa forma evitamos que o estudante saia da rede com algum problema não identificado e continuamos abordando também de forma precoce com as crianças do primeiro ano”, explicou a diretora do Quarteirão da Educação, Maria Claudia Vilela.