Nesta semana foram colocadas 15 vigas de 36 toneladas e 25 metros de comprimento
As intervenções para construção do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha, em Santo André, continuam avançando. Nesta semana, foi realizado içamento das vigas de fundação que vão compor as estruturas das novas pontes e viadutos.
Foram instaladas 15 vigas, cada uma com 25 metros de comprimento e 36 toneladas. As estruturas de concreto foram colocadas na Avenida dos Estados, cruzando o Rio Tamanduateí.
“Esta é a maior obra de mobilidade urbana que Santo André já realizou em toda a sua história e entramos agora em uma etapa muito importante, com o içamento das superestruturas. Nesta nova fase tentamos ao máximo acelerar as intervenções como um todo, não só do futuro complexo, mas do Viaduto Castelo Branco, obras que vão mudar a mobilidade da nossa cidade e da nossa gente”, destaca o prefeito Paulo Serra.
As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Os ganhos projetados nos tempos de viagens podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.
Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos veículos que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos. Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, garantindo maior segurança viária. Está prevista ainda a criação de um parque linear sob os viadutos.
Também está em andamento a recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. O tratamento das patologias das estruturas está avançando com aberturas nas lajes do viaduto para a realização de todo o trabalho de aplicação de material, visando reforço e tratamento de fissuras e trincas.
O investimento total em todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).