União das ligas de futebol do ABC (Uniligas) se reúne em Ribeirão Pires

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

17 de Fevereiro

Dirigentes das ligas de futebol da região do ABC, gestores municipais e o ex-Secretário de Esportes de São Bernardo e Mauá, atual Secretário Nacional de Futebol e Direitos dos Torcedores José Luís Ferrarezi, estiveram reunidos no sábado (11) em Ribeirão Pires. A pauta central do encontro foi o debate acerca das experiências protagonizadas pelos futebolistas do Grande ABC através das ligas municipais, secretarias de esportes das cidades da região e pela própria Uniligas (União das Ligas de Futebol do Grande ABC), promotora do encontro.

A Uniligas surgiu para unir as ligas de futebol da região (foi fundada em 20 de janeiro de 1996), sendo também a entidade responsável pela promoção da Copa Uniligas, um dos maiores campeonatos de futebol amador do ABC paulista. Considerada a ‘Champions League’ da várzea, a competição reúne os clubes campeões das cidades do Grande ABC. A novidade da última edição (que teve o EC Leão do Mar campeão e o Unidos da Vila, ambos de Diadema, como vice), foi a presença dos campeões de Suzano e Mogi das Cruzes.

José Luís Ferrarezi, Secretário Nacional de Futebol e Direitos dos Torcedores fez um balanço da atual situação do futebol amador no Brasil e ressaltou sobre a importância da organização do futebol através de ligas e dos clubes amadores cuja interação com suas comunidades são perceptíveis na atuação da Uniligas e das ligas e times amadores da região. “O futebol varzeano do ABC paulista é referência de organização e mobilização popular e sua atuação pode servir de exemplo para outras experiências a serem desenvolvidas no Brasil através do Ministério do Esporte”, afirmou.

Ainda sem data para o início da edição 2023 da Copa Uniligas, o grupo deverá reunir-se em novo encontro a ser realizado nas próximas semanas.