Diadema capacita futuros conselheiros escolares

Formação online será realizada nesta segunda-feira e posse de novos conselhos deve ocorrer até 20 de março; colegiados garantem a participação de toda comunidade escolar no dia a dia das escolas

A Secretaria de Educação de Diadema vai realizar hoje (6), das 19h30 às 21h, formação para os futuros conselheiros escolares. Os representantes serão escolhidos por meio de eleição direta entre os dias 13 e 17 de março e a posse deve ocorrer até o dia 20 de março. Os colegiados, que reúnem representantes de todos os segmentos – equipe gestora, professores, funcionários, responsáveis pelos estudantes, estudantes a partir dos 14 anos e sociedade civil – garantem a participação de toda comunidade escolar no dia a dia das escolas.

A coordenadora do núcleo da Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação, Elisabete Marques Pereira de Oliveira, explicou que as formações passaram a ser realizadas no ano passado, como forma de melhorar as articulações dos conselhos. “Os Conselhos Escolares precisavam ser impulsionados e estavam funcionando com dificuldades em decorrência do período pandêmico”, avaliou.

“A criação da Lei 4.269 de 22 de junho de 2022 que versa sobre a natureza, finalidade, composição e funcionamento dos Colegiados Escolares vem colaborar com o processo de participação dos diferentes segmentos na definição das metas do PPP Participativo das escolas municipais. A formação, então, visa apresentar as funções dos conselheiros e reforçar a importância desse tipo de organização”, completou Elisabete.

O conselho escolar sugere ações e acompanha a execução do PPP (Projeto Político Pedagógico) Participativo de cada escola, acompanha também a aplicação dos recursos que são enviados para a escola, bem como a prestação de conta dos gastos realizados, entre outras funções. “É o conselho escolar que dá suporte à gestão nos processos decisórios da escola”, complementou Elisabete. O link para participação da formação é o https://meet.google.com/sjt-cmpc-ucv e podem participar todas as pessoas que já se inscreveram para concorrer na eleição para conselheiro escolar.