Mostra reúne pinturas em tela e cerâmica do ator e artista plástico
O artista plástico, ator e escritor japonês naturalizado brasileiro Ken Kaneko celebra seus 63 anos de carreira com exposição de pinturas em tela e cerâmica. A abertura será neste sábado (25), às 15h, na Pinacoteca de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia).
A mostra gratuita “Kaneko – 63 Anos de Vida e Arte” fica em cartaz até 23 de abril e reúne 150 obras do artista de 88 anos, a maioria delas produzida entre 2005 e 2006. Há ainda 50 trabalhos feitos entre 1980 e 1990. Entre os recentes estão as seis aquarelas da série “Aplauso”, inspiradas na energia dos torcedores da Copa do Mundo e das cenas do submundo dos presídios paulistas.
Kaneko, formado pela Escola de Belas Artes Chuô Bijutu Gakuem, de Tóquio, começou como artista plástico aos 10 anos e, aos 14, realizava a primeira exposição. Fez mostras individuais no Brasil, Japão, em Cuba e na Espanha. Como ator, trabalhou no teatro, TV e cinema, em filmes como “Gaijin – Caminhos da Liberdade”, e novelas, entre elas, “Rainha da Sucata” e “Morde e Assopra”.