Cantinho do Zezé – 25/03/2023

Hoje de maneira muito especial rendemos nossas homenagens ao líder no ranking de São Caetano do Sul no futebol amador, após verificar a listagem de 137 equipes que existiram

Como sempre diz o sábio adágio “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, consultamos nossos cadernos e o resultado causa um grande impacto esportivo dos atletas que dirigiram os destinos das equipes sulsancaetanenses.

União Inter Amigos com méritos incomensuráveis lidera o ranking conforme cartaz anexo com 2.758 gols, nos já 36 anos de participação no cenário do futebol amador.

NR: A participação sempre efetiva na tabelinha jornalismo/esporte dos jornais A Voz do ABC e Imprensa ABC, nos possibilita bem informar, com real valor essa conquista do União Inter Amigos.

Atendendo o pedido de nossos leitores na seção Nostalgia, lá onde o vento faz a curva, segue abaixo o primeiro gol do saudoso Edson Arantes do Nascimento “Pelé”.

Arbitragem foi de João Rela Filho de São Caetano do Sul. As equipes Corinthians de: Antoninho (Zaluar), Bugre (Mario), Chicão, La (Dali) e Mendes, Tonico e Zito, Vilmar (Cica) (Teleco), Odilo. Santos Futebol Clube: Manga, Helvio, Ivan (Cassio), Ramiro (Fioti), Zito (Feijo), Urubatao, Dorval, Alfredinho (Álvaro) (Raimundo), Del Vecchio (Pele), Jair e Tite.

Esse foi o primeiro gol de Pelé vestindo a camisa do Santos FC no goleiro Zaluar, tinha 16 anos, aconteceu no estádio Américo Guazzeli na Vila Alzira. Outros detalhes, entre estes veteranos houve vários que se destacaram mais, atuaram por clubes profissionais, tais como: Teleco e Cica em 07/09/1956 jogaram pelo Corinthians de Santo André x Santos Futebol Clube. Pedrina jogou pelo Corinthians Paulista e Linense e outros tinham talento para serem profissionais.

Nota da redação: na várzea todos pagavam para jogar, e o faziam com dedicação e amor, trabalhando a semana toda, pensando em chegar logo o domingo para jogar.

Essa é a real história do primeiro gol de Pelé, no amistoso Corinthians de Santo André x Santos Futebol Clube realizado em 1956. Recordações tributadas ao saudoso Pelé!

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.