E chegamos ao fim de março e com ele o fim do verão. A estação traz muitas oportunidades e desafios para as empresas e para o Estado.
Nesta fase do ano, a demanda por determinado produto e/ou serviço de uma empresa, ou de um setor, principalmente turismo e varejo, pode diminuir drasticamente, levando a uma queda nas vendas e no faturamento. As empresas que não possuem uma boa administração de fluxo de caixa podem ter problemas com atraso no pagamento de salários e fornecedores.
A alta taxa de juros, mantida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, surge como um agravante aos empresários e ao Estado neste contexto. Isso porque a alta da taxa inviabiliza a tomada de crédito para as empresas, o consumo das famílias, além de aumentar a dívida pública do país, engessando os investimentos num período em que o país precisa fomentar o emprego e a renda.
O Estado, como agente regulador, pode desempenhar um papel importante na construção de políticas públicas com objetivo de apoiar as empresas neste período desafiador e incerto. Segundo um estudo publicado no “Journal of Business Research”, os governos podem oferecer incentivos fiscais e financeiros para as empresas que enfrentam dificuldades durante a sazonalidade, bem como investir em infraestrutura e programas de desenvolvimento regional para diversificar a economia e reduzir a dependência de um setor.
Já as empresas podem adotar estratégias para diversificar sua oferta de produtos e/ou serviços, expandir para novos mercados ou oferecer promoções e descontos para incentivar as vendas.
Além disso, investir em treinamento e capacitação de colaboradores para melhorar a eficiência e a produtividade durante os períodos de baixa demanda. Para isso, as empresas podem contar com diversas alternativas de apoio, como o Sebrae e a Leandro Morilhas \Soluções Educacionais, uma startup de educação criada por profissionais formados na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA|USP).
Bruno Castro, Administrador pela FIA-USP. Pós graduando em administração pública. Professor do Centro Paula Souza e representante comercial da Faculdade do Comércio de São Paulo.