A cidade de São Bernardo será sede do tradicional Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023. Vinculado ao Governo do Estado, com apoio da Prefeitura, o evento entra em sua 25ª edição (dentro da 1ª região esportiva de São Paulo), que ocorrerá entre os dias 17 e 23 de abril. O município irá receber cerca de 2.000 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e delegações, para participação na competição, voltada apenas a atletas acima de 60 anos.
A equipe são-bernardense contará com 130 atletas no páreo. No total, 25 cidades estarão representadas nesta etapa regional da disputa dos Jogos, incluindo municípios do Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista – a fase encaminha para a final estadual. A competição contempla 14 modalidades, entre masculino e feminino. A lista envolve atletismo, bocha, malha, buraco, coreografia, dança de salão, dama, xadrez, natação, vôlei adaptado, tênis, tênis de mesa, dominó e truco.
A abertura oficial do Jomi 2023 em São Bernardo se dará em 18 de abril (terça-feira), às 14h, no auditório do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto). Após o evento inaugural, a partir das 15h, já terá início a competição da modalidade de coreografia. O congresso técnico, por sua vez, vai acontecer um dia antes, 17 de abril, no Teatro Inezita Barroso (Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha).
Realizado como uma espécie de Olimpíada adaptada, o Jomi é a principal competição direcionada para atletas da terceira idade. Nesta edição, 1.200 pessoas, entre atletas e delegações, ficarão alojadas em São Bernardo, o que dá a dimensão do torneio paulista, antigo Jori (Jogos Regionais dos Idosos).
Estrutura
O Jomi 2023 percorrerá boa parte da estrutura de equipamentos esportivos existentes na cidade. A competição irá registrar como palco os seguintes locais: Arena Olímpica, Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, Crec Baetinha, Complexo Aquático do Baetão, São Bernardo Tênis Clube, Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, Crec Paulicéia, Clube de Bocha União de Santo Inácio e CRI (Centro de Referência do Idoso).