Foram apreendidos cinco indivíduos que estavam furtando fios e cabos em um galpão próximo à Avenida Caminho do Mar
As primeiras 24 horas da operação especial conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, registraram 189 intervenções policiais entre abordagens, veículos averiguados e apreendidos, captura de procurado pela Justiça e flagrante de furto. Foram apreendidos cinco indivíduos que estavam furtando fios e cabos em um galpão próximo à Avenida Caminho do Mar.
Depois do flagrante, foi constatado que os indivíduos eram reincidentes em crimes da mesma natureza. Todos estão à disposição da Justiça. “Violência não é um problema simples, não tem mágica, é muita ação. Esperamos alteração no Código Penal brasileiro para que estes criminosos permaneçam presos. Nós continuaremos fazendo a nossa parte”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Iniciada na terça-feira (25), a ação conjunta não tem prazo para terminar. Ao todo, a operação mobiliza 17 viaturas do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Força Tática e cerca de 60 agentes de segurança para o patrulhamento ostensivo e preventivo das principais ruas e avenidas do bairro.
“Vejo como positivo o saldo dessas primeiras horas da operação especial no Rudge Ramos. O mais importante é não deixar acontecer o crime, fazer bem o patrulhamento preventivo e coibir a ação criminosa.”, declarou o Coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana.
Queda nos indicadores
O trabalho conjunto entre a PM e a GCM já tem trazido resultados importantes para a diminuição dos crimes na cidade. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, na região do 2º DP (Rudge Ramos) houve queda de 28% nos casos de roubo de veículos no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, houve queda de 11% em outros tipos de roubos e recuo de 30% no furto de veículos, também em comparação ao ano passado.
Investimentos
Desde 2017, a atual administração vem realizando fortes investimentos na segurança, incluindo a entrega do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado, que abriga o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A Prefeitura também ampliou o número de GCMs, passando a contar com a maior corporação do ABC e a segunda maior do Estado, além de entregar nova frota e armamentos, reformas de inspetorias e bases comunitárias em diversas regiões da cidade.