O vereador e líder de governo de São Caetano, Gilberto Costa, protocolou a indicação que propõe disciplinas de Educação Financeira e Empreendedora nas Escolas de São Caetano.
Aprender sobre educação financeira dentro da sala de aula é fundamental para o fortalecimento da cidadania. Ao estar ambientado com o assunto, o aluno se torna mais consciente sobre a importância de tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.
A educação financeira proporciona que pais e filhos conversem no dia a dia sobre temas como empreendedorismo, bens públicos, economia do país e economia do mundo, mostrando que, além de possíveis, essas conversas rendem mudanças nos hábitos familiares.
A educação empreendedora é uma abordagem pedagógica que visa o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para inovação. Isso significa que a escola precisa promover atividades para despertar o interesse do aluno em projetos transformadores, bem como incentivar a autonomia e a criatividade.
Ao aprender educação financeira na escola, a criança se torna um exemplo para os pais e isso se reflete dentro de casa. “Desde pequeno, quando a criança volta da escola, ela adquire hábitos e socializa seus conhecimentos, reforçando a ideia de que a escola seja também um elo, entre as ações praticadas no âmbito das aulas e as ações da família. Uma criança que aprende a poupar, que fecha a torneira e que tem essas preocupações com a sustentabilidade, leva tudo isso para casa. Isso se reflete nas famílias, é uma ação que parte da escola para toda a sociedade”, concluiu o vereador Gilberto Costa.