Escola de São Caetano utiliza QR Code para comunicação rápida
Nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul, a tecnologia não exclui o contato humano. Ela tem sido utilizada para enriquecer a experiência do aprendizado e aproximar os membros da comunidade escolar.
A EMEI Fortunato Ricci, no Bairro Barcelona, instalou QR Codes em murais da escola para os pais acessarem vídeos de atividades feitas pelos alunos. Os familiares podem ver no mural o trabalho feito pela criança (um desenho ou um texto, por exemplo) e acessar, via QRCode, um vídeo que mostra a atividade sendo realizada em sala de aula.
A criadora da iniciativa foi a professora Tatiane Moreira da Silva. “Eu estava trabalhando gêneros textuais com a minha turma G5 (5 anos) e criamos uma lista de compras. Dessa atividade veio a ideia de realizarmos desenho de observação de tomates-cerejas e surgiram desenhos lindos, que penduramos no mural para os pais verem. No entanto, eu queria que eles vissem não apenas o produto final da atividade, mas o processo, que é o mais importante, e descobri que dava para criar um QR Code e direcionar os pais a vídeos da atividade”, conta a professora.
O QR Code (Código de Resposta Rápida) é um código de barras que pode ser decifrado por um celular com câmera fotográfica. Basta escanear o código, que o converte em diferentes conteúdos, como texto, números de telefone e links para vídeos, fotos e sites. Ao clicar no QR Code colocado ao lado da proposta pedagógica, o familiar do aluno é conduzido diretamente ao vídeo gravado sobre a atividade. “Minha filha tem 22 anos e eu não tinha fotos dela fazendo atividades na Educação. Além de informar o pai sobre o trabalho realizado na escola, esses vídeos são memórias afetivas, recordações que as famílias vão guardar para a vida toda”, enfatiza Tatiane.
A diretora da escola, Mônica Pinheiro, apoiou a inovação. Ela ponderou que se a professora enviasse o vídeo aos pais por WhatsApp, talvez ele nem fosse visto; poderia passar despercebido entre as inúmeras mensagens que lotam o celular diariamente, além de representar uma comunicação distante e impessoal. Para Mônica, o uso do QR Code amplia as possibilidades de partilha de informação sem afastar os pais da escola.