Aprovado Projeto de Lei que Insere o Símbolo do Autismo (TEA) nas Placas de Atendimentos Prioritários

Na plenária da 17ª Sessão Ordinária (06/06) foi aprovado Projeto de Lei que insere o Símbolo de Autismo (TEA) na placas de atendimentos prioritários nos estabelecimentos públicos e privados no município de São Caetano do Sul, o projeto conta com a autoria do Vereador Cicinho Moreira e emenda em conjunto com o Vereador Beto Vidoski. “Mais uma conquista do nosso mandato, que tem como objetivo igualar os portadores dos Transtornos do Espectro Autista aos demais beneficiários do atendimento prioritário, o TEA é caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento. Apresenta uma ampla gama de severidade e prejuízos, sendo frequentemente a causa de deficiência grave, representando um grande problema de saúde pública”, completa o Vereador Cicinho Moreira.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce define o tratamento correto, que pode ser a chave para garantir uma melhor qualidade de vida para quem tem TEA.

O projeto foi muito bem avaliado pelos parlamentares, e teve sua aprovação unânime, pela relevância e importância do tema. “O nosso projeto tem como o principal objetivo a prioridades nos atendimentos, pessoas com deficiência tem direito a prioridade no atendimento, o que significa ter um tratamento diferenciado e imediato que as demais pessoas nas repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras. A prioridade é entendida como a não sujeição de filas comuns”, finaliza o Vereador Cicinho Moreira.