Um dos mais importantes programas de tecnologia educacional do país, foi lançado em São Caetano nesta semana – o EducaTech, que vai proporcionar aos alunos da rede municipal da cidade uma educação dinâmica e totalmente digital, com a aquisição de mais de 8 mil chromebooks. O programa foi apresentado pelo prefeito José Auricchio que o classificou como um marco na educação na cidade.
O programa envolve a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuada de educadores no uso das tecnologias disponíveis.
No total a prefeitura adquiriu 8.240 chromebooks para todas as escolas e equipes gestoras da rede municipal. Destes, 6.240 serão utilizados pelos alunos em sala de aula 2.000 pelos professores, que poderão levar o aparelho para casa, algo inédito. As escolas da Educação Infantil também receberão os dispositivos para as atividades pedagógicas, bem como terão à disposição lousas digitais que serão instaladas em todas as salas de aulas das unidades de Ensino Fundamental e Médio, totalizando 466 equipamentos no total.
“Na Educação Infantil será utilizado o modelo touchscreen, que permite a interação direta por meio de toques na tela. E quando dobrado, ele se transforma em um tablet, facilitando o manuseio. Para o Ensino Fundamental e Médio, foi adquirido o modelo clamshell, com teclado”, informou Luiz Cruz, diretor do Cedigi (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital).
Além da aquisição de equipamentos, a administração também adquiriu recursos para aprendizagem e gestão escolar.