Saúde de Diadema recebe profissionais do Programa Mais Médicos

Município é um dos primeiros contemplados com a chegada dos profissionais

O município de Diadema começa a receber ao longo desta semana os profissionais selecionados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Das cinco vagas disponibilizadas para a cidade no edital nº 5, quatro foram preenchidas na primeira chamada e os médicos irão reforçar as Unidades Básicas de Saúde, fortalecendo o trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Dos quatro profissionais que se apresentaram, três são brasileiros e uma peruana, mas que já morava no país e tem o Revalida. Os quatro profissionais já compareceram na semana passada na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para entrega da documentação e o início nas unidades se dará nos próximos dias.

Na última sexta-feira (23), o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, e a médica Margareth Tangerino recepcionaram uma das médicas convocadas para atuar na cidade. “É com muita satisfação que recebemos esses quatro médicos para ampliar ainda mais o atendimento aos nossos munícipes. Nossas UBSs estão de portas abertas para fazer o acolhimento desses trabalhadores, que junto com as equipes existentes, vão poder cuidar de quem precisa. Agradecemos a parceria com o Ministério da Saúde e esse olhar cuidadoso com a Atenção Básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, afirma o secretário.

Mais Médicos

A chegada dos profissionais é resultado da parceria com o Ministério da Saúde e faz parte das estratégias da Secretaria da Saúde para manter o quadro médico completo na Atenção Básica.

Entre as novidades do novo edital elaborado pelo Governo Federal, destaca-se que o tempo de contrato aumentou de três para quatro anos e a carga horária de atendimento subiu de 32 horas para 36 horas semanais. Além disto, os profissionais deverão passar por Avaliação de Desempenho Anual e especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de realizar mestrado em Saúde da Família.