Em Mauá, CRAS da Vila Falchi completa um ano e 2400 atendimentos

Com a entrega do equipamento, a Prefeitura fechou o cinturão de proteção social na cidade

Há um ano os moradores da Vila Falchi e imediações convivem com um serviço que oferece Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Este trabalho fortalece os vínculos familiares e agiliza o acesso e o desfrutar de direitos adquiridos.

Ao longo deste um ano de funcionamento, no CRAS Falchi, localizado na Rua Friedrich Gunther Meinen, 71,  foram realizados mais de 2400 atendimentos. Destes, cerca de 85% foram fruto de busca ativa no território de cobertura do CRAS e mais de 1000 famílias foram cadastradas. Os bairros atendidos pela equipe do CRAS Falchi é o Centro, vilas Bocaina, América, Ana Maria, Batoni, Cláudia, Correia, Dirce, Eliana, Emílio, Fausto Morelli, Guarani, Independência, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco e Nossa Senhora Aparecida e jardins Aracy, Bela Vista, Bogus, Campo Verde, Itapark, Mauá, Nóbrega e São Francisco, Sítio Bocaina e Parque Jaguari.

Todo este trabalho, semelhante ao desenvolvido nos demais serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, seguem protocolos pré-definidos mas, também, adapta-se às peculiaridades de cada caso e promove o hábito do diálogo entre as pessoas. O foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e percepção de possibilidades.

A proteção social é um compromisso da Secretaria de Assistência Social, reforçado por ocasião dos debates e votações da 13ª Conferência Municipal da pasta. Além disso, a Prefeitura entregou as novas instalações do Albergue e o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) que reforçam a atuação durante a Operação Inverno.