O projeto Ópera na Escola estreia no próximo dia 5, em São Caetano, com o espetáculo “Bastião e Bastiana”, que marca a 10ª edição da iniciativa com a proposta de disseminar a música clássica em comunidades sem a oferta de ações culturais.
As apresentações acontecem, às 10h e às 13h, respectivamente na EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza (R. Martim Francisco, 177 – Santa Paula) e na EMEF Ângelo Raphael Pellegrino (Estrada das Lágrimas, 1656 – Mauá).
O espetáculo é gratuito, direcionado a estudantes e seus familiares, mas também aberto a qualquer morador da comunidade interessado em conhecer a obra. Para participar, basta chegar ao local antes do início do espetáculo.
Para marcar sua 10ª edição, o projeto apresenta uma adaptação de “Bastião e Bastiana”, famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.
Paralelamente à apresentação, o projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. “É muito gratificante chegarmos à 10ª edição desse projeto que cumpre um papel tão importante, sendo, muitas vezes, o primeiro contato de jovens e seus familiares com esse gênero musical. Nesses 10 anos, promovemos o acesso a apresentações artísticas de qualidade. Estudos mostram que projetos musicais têm o poder de trazer perspectiva de vida e esperança de um futuro mais justo e o Ópera na Escola vem impactando de maneira positiva”, destaca Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.
Ao todo, 16 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita entre os meses de agosto e setembro. Após a estreia em São Caetano, o projeto circula por Araçariguama, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Cotia.
O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC ICMS.