Seminário sobre educação em tempo integral será em Diadema

Município foi um dos cinco escolhidos pelo Ministério da Educação para receber o evento; Diadema é referência nacional na ampliação de jornada e conteúdo educacionais

Diadema vai sediar, nos dias 4 e 5 de outubro, o ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o evento ocorre por meio de ciclos de debates em todas as regiões do Brasil com o objetivo de ampliar a oferta de educação em tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação instituído pela Lei 13.005/2014.

Os seminários serão presenciais e realizados em Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Diadema (SP), entre agosto e outubro de 2023. A conferência de abertura será no dia 1º de agosto de forma virtual, com transmissão ao vivo, às 19h, pelo canal do MEC no YouTube.

Diadema foi uma das cinco cidades selecionadas pelo Governo Federal para receber o evento, por ser referência na ampliação da jornada e conteúdo disponibilizados aos estudantes, por meio de programas como o Mais Educação, que utiliza equipamentos públicos como espaços para formação dos estudantes e ampliação da permanência das crianças nas escolas; o Adolescente Aprendiz, que visa elevar a escolaridade, a qualificação profissional e a preparação para o acesso ao ensino superior por meio de atividades realizadas no contraturno escolar; e o Creche Lugar de Criança, que já reduziu em 40% a fila de vagas para creches, que passou de quase 3.000 crianças em janeiro de 2021 para 1.765 em maio de 2023.

“Educação em tempo integral não é só aumentar o tempo de permanência dos estudantes nas escolas. É preciso uma educação que olhe a criança como um cidadão de direitos, que a ajude a promover seu senso crítico, que dialogue com as diferentes áreas do conhecimento”, afirmou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “É sob esse ponto de vista, com essa perspectiva e esse desejo que os programas de educação em Diadema são pensados e executados. Receber o evento do MEC nos lembra disso, desse nosso compromisso, e nos desafia a sempre melhorar o nosso trabalho”, completou a secretária.

Atualmente, Diadema atende 8.371 crianças em creches, 8.196 estudantes na Educação Infantil e 11.669 no Fundamental I. A cidade conta com 61 Emebs (creches próprias e Ensino Fundamental I) e 32 creches conveniadas.

Programação – Ciclos de debates presenciais:

Região Centro-Oeste – Cuiabá (MT) – 3 e 4 de agosto
Região Norte – Belém (PA) – 23 e 24 de agosto
Região Nordeste – Recife (PE) – 13 e 14 de setembro
Região Sul – Porto Alegre (RS) – 27 e 28 de setembro
Região Sudeste – Diadema (SP) – 4 e 5 de outubro

Saiba mais em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-debate-programa-escola-em-tempo-integral