Equipamento passará a atender na Praça Venâncio Neto; hoje ele funciona em um espaço alugado
O segundo subdistrito de Santo André vai receber mais um equipamento fundamental para os moradores: a nova Unidade de Saúde da Família do Jardim Ana Maria. O modernizado espaço – no padrão Qualisaúde – está sendo construído na Praça Venâncio Neto e foi vistoriado nesta terça-feira (8) pelo prefeito Paulo Serra, acompanhado pelos secretários Gilvan Junior (Saúde) e Vitor Mazzeti Filho (Infraestrutura e Serviços Urbanos).
“A gente já investiu bastante nessa região do Jardim Ana Maria, mas este equipamento de saúde é uma grande prioridade para nós. E assim como estamos fazendo no Parque das Nações, com a biblioteca atrelada à Saúde, aqui da mesma forma estamos fazendo este casamento, ampliando as atividades culturais e físicas já aplicadas trazendo um equipamento muito aguardado da saúde”, destacou o prefeito Paulo Serra. “Esta é uma região que é essencialmente residencial, que tem muitos moradores, inclusive muitos da melhor idade, que terão saúde, atividades físicas e culturais expandidas até o fim do ano.”
Atualmente, a unidade de saúde funciona na Rua Otávio Mangabeira em um imóvel alugado de pouco menos de 200 metros quadrados. Com essa mudança, o equipamento segue para um espaço público de 800 metros quadrados, ou seja, saindo do aluguel em um local mais amplo e que possibilita aumentar a capacidade de atendimento.
“Passamos de imóvel que não é próprio, que tem custo mensal de R$ 3 mil, para um imóvel próprio de 800 metros quadrados. Um avanço enorme, com ampliação de atendimentos e padrão de qualidade do Qualisaúde, mudança signifcativa do que temos hoje para o que teremos até o fim do ano”, declarou o chefe do Paço andreense, que pediu celeridade ao secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos. “Fica tranquilo, prefeito, vamos acelerar bastante e tenho certeza que a população vai gostar muito, vai ficar muito bacana”, respondeu Vitor Mazzeti Filho.
A unidade atual realiza 200 atendimentos por dia, totalizando 4 mil por mês, em estrutura que conta com cinco consultórios e uma cadeira odontológica. Já o novo local terá sete consultórios e três cadeiras odontológicas, o que possibilita 280 atendimentos diários (5.600 mensais). “Aumentaremos em 40% entre odontologia, clínica médica e todos os serviços da unidade”, endossou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Serão realizadas reforma e adequação total no prédio que serve o CEU Ana Maria, com novos sistemas elétricos e hidráulicos, além das instalações de pisos, cobertura, esquadrias metálicas e de madeira.
Além das estruturas citadas (consultórios e cadeiras odontológicas), a Unidade de Saúde da Família do Jardim Ana Maria contará com salas de observação, de procedimento, de sutura, de coleta, de vacina, de atividades e vai incorporar o já existente auditório, que dispõe de 200 metros quadrados. O valor da obra é estimado em R$ 2.226.916,38.
Já a estrutura do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que está funcionando atualmente anexa ao prédio do CEU Ana Maria, em breve deixará o espaço e migrará para a Rua Betânia, no Parque Oratório.