Seminário Indígena, promovido pela Prefeitura, acontece dia 15 de agosto e celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas em sala de aula
Com ampla programação, a prefeitura de Diadema vai celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, data criada pela Organização das Nações Unidas para lembrar a necessidade de garantir condições dignas de vida a essa parcela da população. Em Diadema, a data será celebrada dia 15 de agosto, a partir das 13h30, com o II Seminário Indígena da cidade.
O evento aberto será realizado pela Secretaria de Educação através do Programa Diadema de Dandara e Piatã, e acontece no Centro Cultural Okinawa do Brasil – Avenida Sete de Setembro, 1.670, no Centro.
O tema central neste ano será “Educação Indígena: Descontruindo Estereótipos e Ampliando Narrativas Originárias”.
Faz parte do encontro o compartilhamento, por professores da rede de Diadema de diversos segmentos, de boas práticas pedagógicas que dialoguem com a cultura e história dos povos indígenas.
O público poderá acompanhar ampla programação cultural, como a performance “Maruaí com Canto Macuxi”, com a indígena Dona Joana, indígena do povoado Macuxi, no território indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima; e palestra sobre grafismo indígena e dança em círculo com outra liderança indígena, Denilza Kaimbé.
O Seminário será fechado com a palestra da indigenista profa. Dra. Dayana Soares Araújo Paes, da Universidade Federal de Roraima, sobre cerâmica indígena e a mesa de discussão, seguida de perguntas do público, com Dona Joana, Denilza Kaimbé e Dayana Soares.
Programação
Início com credenciamento – 13 h.
Previsão de término – 17 h.
Abertura do seminário – 13:30 h.
Apresentação – Vivian e Evelyn
Performance: “Maruaí com Canto Macuxi” com indígena Dona Joana
Palestra sobre Grafismo indíge-na – Denilza Kaimbé
Dança em círculo – Denilza Kaimbé