Hospital da Mulher de Santo André celebra 15 anos com melhorias

Equipamento passa pela maior reforma estrutural da história e será modernizado no padrão Qualisaúde

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein está completando 15 anos de fundação e é referência em saúde integral da mulher em toda a região do ABC. O equipamento, que é responsável por todos os partos de usuárias do SUS de Santo André, deu início a uma nova fase com reforma completa da estrutura para se adequar aos padrões de modernidade do programa Qualisaúde.

As obras que estão sendo realizadas no equipamento de saúde incluem a troca total do piso e contrapiso dos dois andares, da UTI Neonatal, reparos na cobertura, além de adequações na laje do ambulatório, na enfermaria e no anfiteatro.

Independente das obras, estão chegando na unidade de saúde, dois aparelhos de ultrassom, um mamógrafo e um aparelho de densitometria óssea que vão elevar a capacidade de atendimento do Hospital da Mulher.

Estrutura

Ocupando área construída de mais de 7 mil metros quadrados no Parque Novo Oratório, o Hospital da Mulher registra média mensal de 350 partos, 10,2 mil consultas e atendimentos e 10 mil exames e procedimentos. No total são 114 leitos, incluindo maternidade, centro de parto natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e violência sexual.

No local ainda funciona a Casa da Gestante, responsável por conduzir trabalho de parto humanizado, além de oferecer curso para mulheres grávidas. O equipamento, que fica em prédio ao lado do Hospital da Mulher, também é uma residência provisória de cuidado à gestação de alto risco para usuárias em situação de risco, identificadas pela Atenção Básica ou Especializada.

O equipamento de saúde ainda conta com banco de leite humano, que, além de Santo André, atende Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e parte da Zona Leste de São Paulo, ambulatório de aleitamento materno, terapia integrativa de trio sensorial (ativar sensações durante o trabalho de parto), grupo terapêutico das mães da neonatologia e treinamento para mães (manobras de desengasgo).