O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Caetano, completou 3 anos no último dia 11 e ultrapassou a marca de 143 mil atendimentos nas áreas de Segurança, Saúde, Defesa Civil e Trânsito.
“O CGE é um ganho imensurável para São Caetano do Sul. Quando o inauguramos, a ideia era concentrar as principais ocorrências de Segurança num único espaço físico, mas percebemos que o equipamento tinha condições de abrigar todas as outras ocorrências da cidade e repassá-las, quase que imediatamente, para as devidas pastas”, avaliou o prefeito José Auricchio Júnior.
O CGE atua com patrulhamento virtual (vigilância eletrônica) 24 horas por dia, 365 dias por ano. Com 400 pontos de videomonitoramento, o município tem uma câmera para cada 405 habitantes, observados em 15 quilômetros quadrados. “Assim, o CGE também recebe ocorrências sobre atendimentos a acidentes (Trânsito), desastres naturais (Defesa Civil) e incidentes domésticos (Saúde). Enfim, toda situação de urgência e emergência que ocorre pode ser monitorada aqui, assim como comportamentos suspeitos”, destacou Auricchio.
As câmeras são de alta qualidade, compartilhadas com as Forças de Segurança, representadas pelas Polícias Civil e Militar, que também atuam no CCO. A estrutura do CGE conta com a presença de operadores da PM, da GCM (Guarda Civil Municipal), da Defesa Civil, da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e da Saúde.
Programa Segurança 360°
Em 2019, a Prefeitura investiu R$ 15,6 milhões no Programa Segurança 360°, que além das 400 câmeras e do CCO (Centro de Controle de Operações), contempla 44 quilômetros de cabeamento de fibra ótica (somam-se aos 200 km já existentes na cidade), 78 postes, nobreaks, datacenter, sete servidores de gravação de imagens, softwares avançados, computadores, equipe e manutenção dos equipamentos.