Acessos definiram quatro novos clubes da Especial temporada 2024 do amador de Mauá

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

25 de Agosto

Os quatro jogos da fase quartas-de-final da 1ª Divisão (que corresponde ao segundo nível do futebol amador local) foram realizados no domingo (20) e definiram os clubes que ascenderam à Divisão principal de Mauá. Vila Assis, Jardim Hélida, EC Internacional e Belenense se juntarão aos 20 times da elite do futebol mauaense na temporada do ano que vem. Essas equipes substituirão Dínamo, Cruz de Malta, AACC e América, agremiações rebaixadas na temporada deste ano.

Vila Assis EC

O Vila Assis Esporte Clube é uma das mais tradicionais equipes do futebol amador de Mauá, sendo o time fundado em 1º de março de 1955 um dos mais antigos da cidade (em atividade no futebol, é o terceiro mais antigo). Campeão do torneio de acesso em 1992 e 1998 e vice em 2009, a equipe retorna para a elite após algumas temporadas. Na divisão principal, o clube foi vice-campeão no longínquo 1984. No jogo do acesso, o Vila venceu o EC Zaíra IV por 1×0 em partida disputada no Campo da Vila Mercedes.

EC Jardim Hélida

Um dos rebaixados da Especial no ano passado, o Hélida ficou somente uma temporada na divisão de acesso e voltou rapidamente. A torcida da equipe aurinegra do jardim Hélida conquistou o acesso, mas sem facilidade, pois sofreu após o 0x0 com o Nova Mauá no tempo normal, conquistando seu objetivo nos pênaltis (4×3). Tradicional, o EC Hélida possui títulos em três divisões diferentes na várzea de Mauá, sendo a Especial de 2015 a mais importante de sua galeria de troféus.

Belenense FC

Outro clube rebaixado da Especial 2022, o Belenense FC retorna a elite de maneira brilhante. O clube do macuco do Jardim Zaíra está invicto na Primeira Divisão e vem forte na busca do título após a conquista do acesso. A equipe do técnico Buga e do presidente Ademir Rodrigues da Silva, o Tim, campeão da Especial em 2011, empatou em 1×1 com o Garotos de Ouro e precisou fazer brilhar a estrela do goleiro Kaique para vencer nas penalidades (5×4).

EC Internacional

Time de melhor campanha da competição, o alvirrubro do Jardim Oratório disputará, pela primeira vez em sua história, o principal campeonato da várzea de Mauá. Fundado em 1982, o EC Internacional disputará a Especial após 41 anos de espera de sua grande torcida. O impiedoso 6×1 aplicado no EC Kennedy na partida decisiva garantiu a conquista do Internacional, que se apresenta como um dos postulantes ao título.

Semifinais

O campeonato da 1ª Divisão terá seu prosseguimento com as duas partidas semifinais sendo disputada no domingo (27). O atual detentor do título é o Barcelona FC, que na decisão do ano passado venceu o Piauí EC, que ficou como vice-campeão. Assim como nas oitavas e quartas de final, não há vantagem da igualdade para a equipe de melhor campanha; em caso de empate, a decisão será na cobrança de penalidades máximas. Os jogos serão disputados no Campo Distrital do Jardim Itapeva.

Vila Assis x EC Hélida (9h)
EC Internacional x Belenense (11h)