Primeira visita dos cães da ONG Alquimia do Amor ocorreu na quarta-feira (23), nas alas dos pacientes internados em longa permanência
A Secretaria de Saúde de São Bernardo ampliou o tratamento humanizado desenvolvido com pet terapia em sua rede hospitalar de saúde. Os pacientes do Hospital de Urgência (HU) também receberão, mensalmente, o benefício do convívio com os animais da ONG Alquimia do Amor, que já desenvolve o mesmo trabalho no Hospital Anchieta. A primeira visita foi direcionada aos pacientes internados em leitos de longa permanência.
Os cães Caetano, Major, Pingo e Charles Darwin são treinados e passam por uma assepsia adequada para frequentarem as dependências hospitalares. Já na primeira visita ao Hospital de Urgência foi possível observar os sorrisos por trás das máscaras, a emoção dos olhos cheios de lágrimas e a atmosfera se transformando em um ambiente acolhedor e agradável.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple o resultado do tratamento com a pet terapia foi tão benéfico que foi possível ampliá-lo a mais um hospital. “É um momento de distração, de alívio de estresse, a pessoa esquece, enquanto está ali interagindo com os animais, que está no ambiente hospitalar, traz um outro foco ao tratamento. Ao mesmo tempo, há promoção do bem estar, da socialização com pacientes, com os familiares e até da própria equipe multidisciplinar que faz a assistência destes doentes” relatou.