A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema já está terminando a reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Inamar e nos próximos dias deve lançar um edital para dar início às obras do CRAS Promissão. Enquanto esses espaços não são reabertos, a população das duas regiões continua sendo atendida pelo CRAS Móvel, uma van totalmente equipada para prestar serviços assistenciais onde está o cidadão.
O psicólogo Caio Yudji é membro da equipe que se alterna prestando esse atendimento e destacou que consultas e atualizações do Bolsa Família são os serviços mais procurados: “Muitas pessoas vêm nos procurar em busca de informação sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura e sobre os programas sociais a que teriam direito. Esse tipo de informação não requer agendamento, basta nos procurar quando ver a van estacionada e nós orientamos. Se a pessoa já tem Cadastro Único e tem alguma dúvida a respeito do seu cadastro, nós podemos abrir o registro ali mesmo e consultar os dados, fazer alterações ou verificar se há algum bloqueio e por quê.”
Segundo Caio, a SASC está mapeando outros locais de fluxo de pessoas ou mais afastados dos CRAS para aumentar a circulação da van. “O ideal é que tenha um ponto de energia adaptado e internet, mas até o fim do ano estaremos ampliando o raio de atuação do equipamento,” contou ele. Atualmente, o veículo atende às terças e quartas, alternando uma semana no Inamar (CEU das Artes) e uma semana no Promissão (no estacionamento no ginásio poliesportivo da Rua Prudente de Moraes, 302), das 9h às 15h.