Evento abordou questões de saúde que afetam as mulheres da comunidade LGBT
29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Para celebrar essa importante data, a Prefeitura de Mauá promoveu, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT (CMDHC-LGBT), na terça-feira (29), o seminário “A Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual”. O evento foi realizado no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes.
O encontro, que contou com a participação de representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e de Educação, abordou questões de saúde, em palestra proferida pela Dra Lívia M. C. Oliveira, coordenadora da secretaria municipal de Saúde, que afetam as mulheres da comunidade LGBT, como prevenção de doenças, acesso aos serviços de saúde, violência e discriminação. Também foram realizados debates e trocas de experiências com outras mulheres que vivem situações semelhantes.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi escolhido para celebrar a realização do 1ª Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), que ocorreu em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. O grande propósito desta data é refletir sobre a exclusão e invisibilidade lésbica, além de influenciar governantes de vários cargos a pensarem em políticas públicas que auxiliem na inclusão dessas mulheres.