Programa “São Caetano Mais Segura” é lançado

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (Cecape) Drª Zilda Arns, foi palco do lançamento da campanha São Caetano Mais Segura. Com investimentos que ultrapassam R$ 70 milhões, o programa forma a mais ampla frente de combate à violência, compreendendo em mais câmeras posicionadas pela cidade, aumento no contingente da GCM, valorização profissional, mais segurança nas escolas, entre outros reforços.

O São Caetano Mais Segura consiste em 15 ações. Serão entregues 33 novas viaturas para a GCM (Guarda Civil Municipal), a Polícia Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A cidade ganhará, até o primeiro trimestre de 2024, 250 novas câmeras de monitoramento, interligadas ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) ultrapassando 1.000 equipamentos, estrategicamente instalados por todos os 15 bairros do município. Além disso, mais de 300 câmeras já estão disponíveis nas unidades de Saúde.

Ao todo, São Caetano passará de 1.300 câmeras, cerca de 1 câmera para cada 127 habitantes.

Outra novidade são os totens de segurança. São 20 postes de Iluminação Pública Inteligente, com ferramentas de segurança e auxílio emergencial ao cidadão, que fornecerão acesso à internet gratuita (WiFácil), possuem um televisor de mídias vertical, sistema de videomonitoramento com câmeras de 360 graus e um botão de emergência com comunicação bidirecional diretamente ligada ao CGE.

Equipes de patrulhamento da GCM (supervisores) passarão a ter body cams, câmeras corporais acopladas ao uniforme, com objetivo de levar mais segurança aos agentes e às ações operacionais. A GCM, ainda, contará com aparelhos de comunicação mais modernos e eficientes, como smartphones e tablets, para equipes móveis, viaturas e bases fixas.

As escolas municipais contarão com mais segurança, com a contratação de 129 profissionais, munidos de armas não letais (taser) para atuação nas 66 unidades de ensino.

Novos armamentos e insumos, como armas, alvos, coldres e cabines de tiro, também serão adquiridos para ampliar os recursos da GCM no trabalho pela proteção da população.

No âmbito de ampliação de contingente, destaque para o concurso público para contratação de 94 novos guardas municipais e ampliação das atividades diferenciada e delegada, que compreendem na disponibilização de GCMs e PMs para plantões nos dias de folga (respeitando o intervalo mínimo de descanso dos profissionais).

Acerca da valorização profissional, foram assinados os Projetos de Lei com a readequação do Estatuto da GCM, com a nova progressão de carreira dos servidores; o aumento do vale-refeição da Guarda; e as bonificações para profissionais das forças de segurança (GCMs, policiais civis e militares, e bombeiros que atuam em São Caetano) e para a Tropa Especial da Guarda Municipal.

Dados de segurança

O investimento da Prefeitura de São Caetano na segurança é referendado pelos números divulgados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Nestes primeiros sete meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, por exemplo, São Caetano teve queda nos principais itens da amostragem.

No item roubo/outros (celulares, relógios etc), a queda foi de 17,68% (509 em 2022 para 419 em 2023), assim como no roubo de veículos, a queda foi ainda maior, de 44,83% (116 em 2022 para 64 em 2023). No item furto/outros, nova queda, desta vez de 2,93% (1093 em 2022 para 1061 em 2023), enquanto o furto de veículos houve uma pequena alta de 8,50% (294 em 2022 para 319 em 2023).

O secretário de Segurança analisou os números. “São favoráveis, mas temos de lembrar sempre que São Caetano é uma cidade conturbada, interligada diretamente com municípios enormes territorialmente em comparação com o nosso (São Bernardo, Santo André e São Paulo)”.

Segundo Lourival, algumas pesquisas do departamento de inteligência mostram que a maioria dos casos de furto, quando não há utilização de armas de fogo nem violência, é cometida por pessoas que não são moradoras de São Caetano e vêm praticar o crime em nossa cidade.