Estudantes são convocados para mutirão do Lentes do Saber em Diadema

Crianças matriculadas na rede municipal de ensino, nas turmas de 3º, 4º e 5º ano passaram por triagem e foram selecionadas para avaliação oftalmológica; de acordo com cada caso, receberão óculos ou serão encaminhadas para subespecialidades

Diadema realizará neste sábado (16), o terceiro mutirão de 2023 do Programa Lentes do Saber para avaliação oftalmológica de estudantes da rede municipal e disponibilizará óculos gratuitos para quem apresentar necessidade do item. Para isso, foram convocadas 432 das 2.641 crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, que passaram por triagem e apresentaram algum tipo de prejuízo na saúde ocular.

A convocação foi feita pela Secretaria de Educação aos responsáveis pelo estudante, com dia e horário do atendimento. Além disso, será disponibilizado transporte gratuito para facilitar a ida até o Quarteirão da Saúde.

“Quando um estudante tem algum prejuízo visual, seja por uma doença específica ou falta de condições para aquisição de óculos que possa melhorar essa visão, o processo de letramento e aprendizado pode se tornar ainda mais desafiador”, afirma a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. “O Programa Lentes do Saber é inovador e vem para disponibilizar condições mais favoráveis para essa etapa”, conclui.

Após a avaliação médica, os estudantes que precisarem do uso de óculos escolherão a armação e, após a confecção das lentes, receberão o item. Já aqueles que apresentem outro comprometimento serão encaminhados para subespecialidades da oftalmologia para tratamento de retina, estrabismo, glaucoma, catarata e outros.

Para a coordenadora do Quarteirão da Saúde, Maria Cláudia Vilela, o programa amplia o acesso da população ao serviço especializado. “Com a realização da triagem, ainda na escola, é possível identificar precocemente demandas pelo atendimento oftalmológico. E durante o mutirão, além da solicitação para produção dos óculos, outras demandas para diagnóstico ou tratamento de doenças são atendidas. Com isso, diminuímos o tempo entre o diagnóstico e a oferta de cuidado”, explica.

Balanço

O Programa Lentes do Saber teve início em outubro do ano passado, dentro das ações do Projeto Prefeito Amigo da Criança, e é uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde. Desde então, 6.246 estudantes do 1º ao 5º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram triados com teste de Snellen (acuidade visual) nas próprias unidades escolares. Desses, 2.076 apresentaram algum comprometimento visual e foram convocados para mutirões oftalmológicos no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. Já foram entregues 464 óculos.

Serviço:

Mutirão do Lentes do Saber (apenas para estudantes convocados pela escola municipal)
16 de setembro de 2023, sábado, a partir das 8h
Local: Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.