Adolescentes que fazem parte do programa Adolescente Aprendiz, iniciativa da Secretaria de Educação de Diadema que busca elevar a escolaridade, qualificação profissional e preparação para o ensino superior por meio de atividades no contraturno escolar, participaram de importante ação de conscientização e preservação ambiental em parceria com a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.
Trata-se do Peixe na Rede, projeto de extensão universitária que inicialmente era voltado aos pescadores da Represa Billings e agora foi ampliado visando trabalhar sustentabilidade e educação ambiental com a comunidade às margens da represa.
A ação reuniu jovens atendidos pelo programa Adolescente Aprendiz, que é executado pela Rede Cultural Beija-Flor em parceria com a Secretaria de Educação de Diadema, crianças das oficinas culturais da Beija-Flor e alunos dos cursos de Biologia e Ciências Ambientais da Unifesp.
Alguns dos adolescentes tiveram oportunidade de navegar na Billings em um dos caiaques que pertencem à Rede Cultural Beija-Flor, em uma experiência inusitada, visando a conscientização sobre a situação do local e como seria possível desfrutá-lo se não estivesse tão poluído.
Essa foi apenas a primeira etapa da parceria. Na próxima semana, os jovens farão uma visita à Unifesp, onde trocarão ideias e impressões sobre a experiência e as lições aprendidas na prática sobre a importância da preservação ambiental e em como cada um pode contribuir pela recuperação e preservação da natureza.