Colégio Harmonia recebe homenagem do governo do Japão em seus 30 anos

No sábado (30/09), o Colégio Harmonia, localizado em São Bernardo, foi palco de uma grande festa para celebração dos 70 anos da Associação Harmonia e 30 anos do Colégio Harmonia.

O evento contou com a presença de milhares de pessoas, entre pais, familiares, alunos, ex-alunos, ex-moradores da Casa de Estudantes Harmonia, parceiros e autoridades. Além da presença do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, a vice-cônsul, Akiko Kikuci, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência, Tecnologia e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami, e o presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima, também estiveram presentes.

O presidente do Conselho da mantenedora do Colégio, Fumiaki Uemura, o ex-interno e membro do Conselho, Dr. Kazuo Watanabe, Roberto Nishio, 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka, e Masayuki Eguchi, diretor chefe da JICA, compuseram a mesa solene, ao lado do presidente da Associação Harmonia, Maurício Sannomiya, e do diretor do Colégio, Edilson Bertucci.

Além de depoimentos de ex-internos e ex-alunos, a festa contou com apresentações de dança, música e taiko, que encantaram o público.

Em um ano tão especial, o Colégio Harmonia foi homenageado com o diploma de honra ao mérito pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, que foi entregue pelas mãos do cônsul.

No discurso, Kawana fez questão de exaltar a história do Harmonia desde a sua fundação, quando era um alojamento estudantil para jovens nikkeis.

“A Casa de Estudantes Harmonia foi essencial para que os imigrantes japoneses pudessem ter acesso aos melhores estudos e a integração dos seus filhos à sociedade brasileira. Fico muito feliz de testemunhar que a cultura japonesa continua preservada com carinho pelo Colégio Harmonia. Um legado possível graças a contribuição de todos os colaboradores, pais, alunos, a quem homenageio e agradeço profundamente”, afirmou o cônsul.

“Desejo que este reconhecimento do governo japonês inspire o Colégio Harmonia a continuar contribuindo significativamente para o futuro da nação brasileira, através da formação de cidadãos conscientes e fortalecimento dos laços de amizade entre Brasil e Japão. Parabéns, Harmonia!”, completou.

Décimo presidente da Associação, mantenedora do Colégio, Maurício Sannomiya, que foi morador da Casa de Estudantes e teve dois filhos que estudaram no Colégio Harmonia, relembrou os esforços dos fundadores e disse que é um momento para renovar os propósitos. “Vamos continuar trilhando um caminho de sucesso, sempre mantendo firmes nossos valores e compromissos”.

1° colaborador da escola, o diretor do Colégio, Edilson Bertucci, fez um discurso emocionado. Neste ano, ele completa 30 anos de casa, sendo 10 como diretor.

“Ao celebrarmos os nossos 30 anos de colégio, também olhamos para o futuro com entusiasmo e compromisso renovados. O mundo está em constante evolução, e estamos determinados a continuar proporcionando uma educação que prepara os nossos alunos para serem líderes, mas que também sejam éticos, respeitosos, inovadores e cidadãos comprometidos com o bem-comum, com o meio ambiente, com a inclusão, com a igualdade e equidade entre todos”.

Neste ano, o Colégio Harmonia tornou-se membro das Escolas Associadas da Unesco. A inclusão da escola foi confirmada pelo secretariado da Coordenação Internacional, em Paris, na França. A escola ainda recebeu o Prêmio TOP SBC 2023, por ser uma instituição que contribui para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de São Bernardo, além de vencer o Prêmio Nacional de Gestão Educacional, PNGE 2023, na categoria Inovação Acadêmico Pedagógica, e está entre as 30 escolas selecionadas para o Prêmio Escolas Sustentáveis.

O Colégio Harmonia é a única escola na região do Grande ABC com ensino integral 100% pedagógico. Os alunos têm a formação trilíngue, com aulas de inglês, espanhol e japonês diariamente. Xadrez, taiko, teatro, música e educação ambiental são outras atividades que compõem a grade, sem custo adicional.