Saldo total é positivo em quase 14 mil novos empreendimentos, que fizeram a cidade ter o maior saldo de empregos desde 2015
O número de empresas abertas em Diadema ultrapassou a marca de 23 mil, entre 2021 e 2023, indica o relatório Panorama Mensal de agosto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). Mesmo descontando as empresas extintas, ainda temos um saldo positivo de 14 mil novos empreendimentos na cidade nesses últimos dois anos. Apenas em 2023, foram 3.482 empresas abertas, com 374 indústrias entre elas.
Dentre elas, podemos destacar a Nova Analítica, fornecedora de equipamentos e insumos para laboratórios, que sozinha gerou 211 novos postos de trabalho.
“A verdade é que a atual gestão tem o maior saldo positivo de empresas abertas dos últimos anos, ao contrário de quem divulga números distorcidos e joga contra a cidade,” afirmou o secretário municipal Marcelo Strama, da SEDET. “Parabéns prefeito Filippi, secretários, servidores e vereadores que trabalham para que Diadema atraia cada vez mais novos investimentos e gere mais empregos e renda para a população”.
Esse crescimento de Diadema definitivamente foi o que catapultou o saldo de empregos do município para o melhor índice desde 2015. O índice de geração de vagas (admissões) em Diadema (que vinha em queda acentuada desde 2011 e só voltou a se recuperar a partir de 2021) continua em ritmo acelerado e atingiu o valor de 94.738 em agosto.
Apenas nos últimos 6 meses de 2023, mais vagas foram geradas no município do que em todo o ano de 2022 – na verdade, mais do que vinha sendo gerado anualmente nos últimos sete anos. A expectativa é de uma geração de emprego recorde este ano. Foi o oitavo mês consecutivo de crescimento.
Estímulo a quem trabalha
Todo este crescimento é diretamente estimulado pela Prefeitura de Diadema, principalmente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). O Emprega Diadema, centro público municipal de emprego e renda, intermediou 560 empregos ao longo deste ano e o Banco do Povo, no mesmo período, já concedeu R$ 128,6 mil em microcrédito.
Também nos primeiros seis meses de 2023, com base na lei 522/2022, a Nova Lei de Incentivos Fiscais aprovada pelo Governo Filippi, foram beneficiadas 172 empresas, que receberam mais de 67 milhões em renúncia fiscal por meio de Certificados Incentivo ao Desenvolvimento (CID). Esses certificados compensam até 50% dos investimentos que as empresas fazem tanto em ampliação de sua planta produtiva quanto para a aquisição de novos equipamentos e tecnologias e beneficia tanto empreendimentos que estão chegando na cidade quanto aquelas que estão aqui há anos e continuam expandindo.
Mais dados sobre o crescimento de Diadema podem ser conferidos no boletim Panorama Mensal de Desenvolvimento, publicação da SEDET que apresenta, com credibilidade, um resumo dos dados acima. Você pode conferir este e outros boletins econômicos mais completos neste link: https://portal.diadema.sp.gov.br/boletins-economicos/