A criação do Programa Tarifa Zero, visando à gratuidade no transporte público municipal anunciada pelo prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, na segunda-feira (16/10), irá beneficiar todos que precisam se locomover na cidade, incluindo, é claro, os alunos da USCS. O investimento da Prefeitura será de aproximadamente R$ 40 milhões anuais – a medida contará com a ampliação da frota de ônibus.
“O estudante já conta com este benefício no período de aula, com a aprovação do projeto, no entanto, poderá fazer uso do transporte público, de forma gratuita, em qualquer horário e em qualquer itinerário da malha municipal, contribuindo, entre outros aspectos, para sua participação nos projetos de pesquisa e de extensão universitária”, explica o professor Leandro Prearo, reitor da USCS.
A notícia foi muito bem recebida nos campi. Giovani Rossi, morador de São Caetano e estudante do 6º semestre de Jornalismo da USCS, por exemplo, destaca os impactos positivos em termos ambientais e financeiros. “O incentivo ao uso do transporte público é sempre bem-vindo, basta observarmos o trânsito e a poluição que essa quantidade absurda de carros na rua gera; além disso, com o transporte gratuito vai sobrar um dinheirinho a mais no fim do mês, o que também não será motivo de reclamação”, afirma.
O programa Tarifa Zero será analisado e votado pela Câmara de Vereadores nos próximos dias. Se aprovado, a expectativa é a de que passe a vigorar já em 1º de novembro.