Em nome da verdade histórica: São Caetano do Sul só tem 75 anos

*Humberto Domingos Pastore

Diferente dos 146 anos comemorados no último 28 de julho, a realidade é que o município de São Caetano do Sul está completando neste 24 de outubro, seus 75 anos de existência. Se estranhou, não se espante, infelizmente bem poucos moradores conhecem a real história desta nossa cidade.

Dizer que a fundação aconteceu em 28 de julho de 1877 é esconder os reais fatos. Na verdade o que se fundou com a chegada das famílias italianas foi o Núcleo Colonial São Caetano. Não se tratava nem de um vilarejo, nem de um povoado, eram só o resto da extinta Fazenda São Caetano nos arredores de uma capelinha abandonada.

Desde o Sacomã, Moinho Velho, parte do Ipiranga, passando por São Bernardo, chegando na hoje Rio Grande da Serra, todas estas terras tinham por nome Tijucuçu e pertencia à Província de São Paulo. Só em 12 de março de 1889 foi criado o município de São Bernardo, abrangendo todo este território. Mais tarde, toda esta região ganhou o nome de município de Santo André, e até São Bernardo foi rebaixado a distrito.

A vila São Caetano também foi um distrito de São Bernardo, rebaixado depois à subdistrito. A cidade mesmo só viria a ser criada a partir do Movimento Autonomista, uma ação que culminou com o Plebiscito de 24 de outubro de 1948, quando de forma esmagadora a população votou pelo sim, e desta forma, autorizou a separação de Santo André, e deu início ao processo de criação do município São Caetano do Sul pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

Não se trata de desmerecer tudo que foi realizado pelos valentes pioneiros italianos que se instalaram nesta mata e de forma heroica, corajosa e vibrante desbravaram o local com suas plantações e olarias. Se não fosse a ação destas famílias italianas que vieram da Região de Mântua e Treviso, sem dúvida São Caetano do Sul não seria o que é hoje. Todavia não se pode negar que a cidade só surgiu mesmo a partir do plebiscito, já que antes de 1948 não existia a prefeitura, a câmara, e assim, nem prefeito e nem vereadores. E mais! Ninguém nunca tinha ouvido o termo “do Sul”.

Fico muito triste quando ouço algum morador, em especial autoridade, afirmar que a cidade de São Caetano do Sul foi fundada em 1877. Isso porque o apêndice “do Sul”, só apareceu quando os deputados estaduais foram assinar o decreto de criação da nova cidade e descobriram que já existia um município com o nome de São Caetano, e que ficava no sertão pernambucano, bem pertinho de Caruaru.

Como não pode ter um nome idêntico, São Caetano foi acrescido do termo do Sul. E aqui cabe também uma curiosidade. Membros da comissão da assembleia legislativa estadual ao descobrirem o fato, ligaram urgente para os líderes que tinham trabalhado pela autonomia. A decisão tinha que ser rápida, e entre meia dúzia de pessoas escolheram o do Sul. A outra opção era: Paulista. Portanto, por muito pouco hoje não estaríamos falando da cidade de São Caetano Paulista, no lugar de São Caetano do Sul.

Veja como são as coisas de fato e reais. É por isso que me entristeço quando dizem que São Caetano do Sul tem 146 anos. Como pode? Se nem o do Sul era imaginado naquela época!

*Humberto Domingos Pastore é Supervisor do Museu Histórico de São Caetano do Sul